28/04/2024

‘Brasil para nós é um pedaço importante’, diz Telecom Italia

Telecom Italia, detentora da TIM que tem operações no Brasil, falou sobre a importância do maior país da América Latina para a empresa.

O presidente-executivo da Telecom Italia, Pietro Labriola, destacou nesta sexta-feira a importância estratégica da subsidiária brasileira TIM para o grupo italiano. Antes de assumir o cargo de liderança na Telecom Italia em 2021, Labriola ocupava a presidência da TIM Brasil. Atualmente, ele está liderando um processo de reestruturação da dívida do grupo, que inclui a venda de ativos.

Brasil

Durante um evento do grupo empresarial Lide, no Rio de Janeiro, Labriola enfatizou que o Brasil é uma parte crucial e estratégica para a Telecom Italia. Ele mencionou que, ao eliminar a dívida na Itália, a empresa poderá retomar o crescimento também no Brasil. Essa abordagem faz parte da estratégia global de reorganização financeira do grupo, visando fortalecer suas operações e impulsionar o desenvolvimento no mercado brasileiro.

“O Brasil para nós é um pedaço importante, estratégico do grupo”.

Este ano, a Telecom Italia concretizou a venda de sua rede fixa para a empresa norte-americana de private equity KKR, em uma transação avaliada em cerca de 22 bilhões de euros, considerando dívidas e possíveis pagamentos adicionais. No entanto, os termos desse acordo estão enfrentando resistência da maior acionista individual da Telecom Italia, a empresa francesa Vivendi.

Além disso, a Telecom Italia está em busca da venda de sua rede de cabos submarinos Sparkle. Simultaneamente, o acionista e ex-vice-diretor geral da Telecom Italia, Stefano Siragusa, expressou publicamente apoio a um plano alternativo. Esse plano, respaldado pela empresa de investimentos britânica Merlyn Advisors, propõe a venda da TIM Brasil e das operações de varejo domésticas da Telecom Italia. Este movimento indica uma dinâmica complexa no cenário corporativo, com diferentes partes interessadas e estratégias alternativas sendo consideradas para moldar o futuro da Telecom Italia.

Juntos, Siragusa e Merlyn Advisors possuem menos de 3% das ações da Telecom Italia, e, até agora, o plano deles não avançou.

O presidente-executivo, Labriola, assegurou nesta sexta-feira que a Telecom Italia nunca parou de investir no Brasil, e a TIM Brasil está indo muito bem.

Ele explicou que o sucesso no Brasil não foi por acaso, mas sim resultado de investimentos passados. Quando as operações na Itália geravam bastante dinheiro, uma parte desse dinheiro foi usada para fazer a TIM Brasil crescer. Agora, o Brasil está mostrando bons resultados graças aos investimentos feitos no passado.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários