25/04/2024

Controladora da Claro, AMX, aumenta participação na Telekom Austria

America Movil, ou AMX, é a empresa por trás da operadora de telecomunicações Claro, que tem atuação no Brasil.

A empresa América Móvil (AMX), conhecida no Brasil pela marca Claro, divulgou que aumentou sua participação na Telekom Austria, a principal empresa de telecomunicações da Áustria. A AMX agora possui 58% das ações disponíveis da empresa austríaca.

Parceria

Essa não é a primeira vez que a AMX toma essa decisão. Em julho, a controladora da Claro, que pertence ao bilionário mexicano Carlos Slim, já havia aumentado sua participação na subsidiária europeia para 56,55%, adquirindo 5,55% das ações com direito a voto.

Vale destacar que a AMX já teve uma participação ainda maior na Telekom Austria, chegando a deter 59,7% das ações em 2026. Entretanto, a empresa vendeu parte dessas ações, reduzindo sua participação para 51%, com o objetivo de obter recursos financeiros.

No relatório do terceiro trimestre, a AMX comunicou que, em 22 de setembro, concluiu o processo de cisão da EuroTelesSites AG. Essa operação resultou na separação da EuroTelesSites da Telekom Austria, atribuindo à primeira a responsabilidade pelas torres de telefonia e banda larga móvel na Europa. As ações da nova entidade foram posteriormente listadas na bolsa de valores de Viena.

Os acionistas da Telekom Austria receberam uma ação da EuroTelesSites para cada quatro ações que possuíam da empresa original. A Telekom Austria transferiu, durante esse processo, 13 mil torres localizadas em seis países para a recém-criada EuroTelesSites.

Além de ser o maior mercado da AMX na Europa, a Áustria, a empresa mantém operações em outros países do continente, incluindo Belarus, Bulgária, Croácia, Macedônia do Norte, Sérvia e Eslovênia.

É relevante ressaltar que a América Móvil busca expandir sua presença na Europa por meio da Telekom Austria. De acordo com os dados do terceiro trimestre, a operadora possui 25,1 milhões de clientes de serviços móveis no continente, dos quais 9,9 milhões estão localizados na Áustria, abrangendo telefonia, IoT, nuvem e segurança cibernética. Quanto aos serviços fixos (banda larga, telefone e TV por assinatura), a base de usuários na Europa totaliza 6,2 milhões, sendo 2,8 milhões na Áustria.

Além disso, a empresa mantém uma participação de 15,4% na operadora KPN, sediada na Holanda.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários