21/04/2024

América Móvil, dona da Claro, aumenta participação na Telekom Austria

Grupo do bilionário mexicano Carlos Slim passa a deter 56,55% do capital social da maior operadora austríaca; saiba detalhes.

Nesta segunda-feira (24), a América Móvil, controladora da Claro Brasil e de operações nas Américas, avisou ao mercado que aumentou ainda mais sua participação na Telekom Austria, maior operadora austríaca e com presença em oito países da Europa. Dessa forma, 56,55% do capital social da tele europeia passa a ser detida pelo grupo.

A aquisição dos papéis anunciada foi feita junto a investidor privado minoritário não revelado. A empresa já tinha participação na Telekom desde 2015. Na Europa o grupo do bilionário mexicano Carlos Slim tem com sócios o fundo soberano austríaco Österreichische Beteiligungs, dono de 28,42% dos papéis, e o Citigroup Global Markets, que detém 2,88%.

Entretanto, no passado, a América Móvil chegou a ter participação maior do que a que possui hoje. Em 2016, chegou a deter 59,7% de fatia da Telekom Austria, mas para fazer caixa, vendeu suas ações até chegar ao patamar de 51%.

De acordo com informe da América Móvil em julho, a operação europeia foi a segunda com maior crescimento em quantidade de clientes no terceiro trimestre deste ano, ficando atrás apenas do Brasil. No segmento móvel apenas, foi a empresa do grupo que mais adicionou usuários.

Este ano, deve ser criada a Euro Tele Sites, que irá receber as torres móveis da América Móvil no velho continente, sendo que a maior fatia deve resultar em mais dividendos vindos dessa nova empresa, além da receita de clientes.

Depois que for criada, a empresa de infraestrutura fará uma abertura de capital e suas ações serão comercializadas na bolsa de Viena. De acordo com a América Móvil, a separação de torres em um nova companhia será feita para melhorar a alocação de capital, permitindo que a Telekom Austria aporte dinheiro em fibra e 5G.

Além disso, a dona da Claro Brasil já está com outras iniciativas para segregar a infraestrutura no resto do mundo. Foi criada a Sítios Latam, cujas ações são comercializadas na bolsa do México, que reúne 29 mil torres na América Latina, sendo que 39% delas estão localizadas em território brasileiro.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários