26/04/2024

Banda Larga fixa: Claro, Vivo e Oi perdem para os pequenos provedores em acessos

Segundo a Anatel, os provedores de pequeno porte garantem maior número de acessos em setembro e crescimento ao longo do ano.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil terminou o mês de setembro com um total de 47,901 milhões de acessos no segmento de banda larga fixa, um crescimento de mais de 350 mil adições líquidas, ante 47.549 milhões de acessos no mês anterior. Quando considerado os primeiros meses de 2023, houve um aumento de cerca de 2,5 milhões de adições.

Do total de 47,9 milhões de acessos reportados, a fibra óptica corresponde a 35,371 milhões de acessos, que é a tecnologia predominante na banda larga fixa. Nesse cenário, os provedores de pequeno porte abocanharam 25,6 milhões de acessos em setembro, contra 22 milhões das grandes prestadoras.

Dentre as grandes empresas, a Claro liderou o número de adições líquidas com 22 mil acessos em todas as tecnologias, atingindo 9,9 milhões de clientes. Na fibra, a empresa fez 39,2 mil adições (para base de 1,1 milhão). A operadora lidera o mercado, com 20,7% de participação.

Em seguida, se encontra a Vivo, com market share de 13,8%, onde alcançou 6,63 milhões de clientes, após ganhar 20 mil adições em setembro. Os novos clientes de fibra óptica somaram 56 mil, compensando queda na0,1 base legada e marcando o melhor resultado do mês na tecnologia.

Já a Oi, na terceira posição com 10,2% de participação de mercado, fechou o mês de setembro com perda de 23 mil clientes, totalizando 4,87 milhões de acessos de banda larga fixa, sendo que 4,3 milhões são da tecnologia por fibra óptica.

A TIM possui um pequeno mercado de clientes comparado com as citadas acima, registrando 796 mil acessos em setembro, após o ganho de 7 mil novos assinantes.

Gráfico: Minha Operadora

Pequenos provedores

Entre as competitivas, segundo os dados da Anatel, os destaques vão para a EB Fibra e Brisanet, com um total de 1,53 milhões e 1,25 milhões de acessos, respectivamente. Entretanto, a Brisanet também se destaca pela adição de quase 14 mil clientes, seguida da Desktop, que adicionou 6 mil novos acessos, totalizando 999 mil no mês de setembro.

Comparativo entre grandes e pequenas empresas

Conforme apontam os dados, os provedores de pequeno porte tem marcado um bom desempenho no segmento de banda larga fixa. Embora as grandes provedoras também tenham crescido, as competitivas estão cada vez mais marcando presença em suas áreas de atuação. Assim como é possível observar na tabela abaixo:

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários