26/04/2024

Anatel celebra 26º aniversário e promove agenda ESG

Aniversário da Anatel abordou melhoria das telecomunicações e discussões sobre a importância da agenda socioambiental e inclusão digital.

O Ministério das Comunicações (MCom) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) celebraram o 26º aniversário da Agência em uma cerimônia realizada em Brasília, nesta terça, 7. O evento contou com a participação de diversas personalidades, incluindo a secretária-executiva do MCom, Sônia Faustino, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, autoridades do Poder Público Federal, representantes do setor regulado de telecomunicações, membros da imprensa especializada e servidores.

Anatel

Sônia Faustino destacou a parceria entre o Ministério das Comunicações e a Anatel, enfatizando a importância dessa colaboração para promover o desenvolvimento do setor de telecomunicações no Brasil. Sônia Faustino expressou o compromisso em nome do ministro Juscelino Filho.

“Aproveito esse momento para destacar a parceria entre Ministério das Comunicações e Anatel. Juntos temos trabalhado em cooperação estreita, fundamental para promover o desenvolvimento do setor de telecomunicações na busca por um Brasil cada vez mais conectado. Em nome do ministro Juscelino Filho, deixo registrado nosso compromisso em continuar a fortalecer ainda mais essa relação de sucesso que tem um objetivo claro: garantir que o país tenha uma infraestrutura de comunicação sólida e eficaz”.

Por sua vez, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, ressaltou o histórico de transformações e superações enfrentadas pela Agência ao longo de seus 26 anos de existência. E

le mencionou o desafio inicial de levar telefone fixo e orelhões para áreas remotas do Brasil, que foi superado com sucesso. Atualmente, a Anatel afirma enfrentar desafios relacionados à disseminação de telefonia celular e acesso à banda larga.

Carlos Baigorri elogiou a capacidade dos servidores e colaboradores da Anatel em lidar com esses desafios em constante evolução e destacou a importância do trabalho realizado pela Agência na melhoria das telecomunicações no país.

 “A marca da Anatel é a da transformação e da superação dos desafios. Há 26 anos o desafio era levar telefone fixo e orelhão para o interior do Brasil. Isso foi superado. Hoje temos o desafio do celular e da banda larga. A cada nova tecnologia a Anatel consegue superar esses desafios. E isso reflete a capacidade dos servidores e pessoas que passam aqui”.

Agenda ESG da Anatel

O evento em questão teve como objetivo não apenas celebrar as realizações do setor, mas também promover discussões sobre a importância da agenda socioambiental, que é um componente chave do conceito ESG (Environmental, Social and Governance – Meio ambiente, Responsabilidade Social e Governança), e como essa agenda se relaciona com a inclusão digital.

Um dos principais temas em destaque foram as ações que têm um impacto direto nas questões globais relacionadas ao ESG. Entre essas ações, podemos citar o uso de tecnologia de satélites para mapear queimadas, a implementação da tecnologia 5G, a consolidação do trabalho remoto, a criação de ferramentas de acessibilidade e sistemas de alerta para prevenir desastres climáticos.

Os debates realizados durante o evento destacaram a necessidade de coordenação e envolvimento tanto de instituições governamentais quanto de entidades privadas na adoção de práticas ESG. Isso se torna particularmente importante na construção de uma agenda propositiva que esteja alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Um exemplo concreto disso é a iniciativa da Anatel, que definiu a pauta ESG como um dos seus projetos estratégicos, chamado “Governança 4.0 ESG”, que está em conformidade com o Plano Estratégico para o período de 2024 a 2027.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários