29/04/2024

Anatel celebra recorde de participação das mulheres do Brasil na WRC-23

Entidade de regulação, a Anatel, celebrou a participação das mulheres em evento internacional de comunicação.

A participação proeminente das mulheres que faziam parte da delegação brasileira na Conferência Mundial de Radiocomunicações 2023 (WRC-23) foi fundamental para alcançar resultados significativos para o Brasil em questões cruciais que moldarão o futuro das comunicações globais, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel.

Mulheres

Realizada na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a WRC-23 concluiu suas atividades em 15 de dezembro, após quatro semanas de debates intensivos que marcaram o encerramento do ciclo de estudos iniciado em 2020.

Um destaque feito pela agência foi o recorde de participação feminina na delegação brasileira, com 14 mulheres entre os 65 representantes do país no evento. Essa representação diversificada contribuiu para a abordagem abrangente e inclusiva das discussões, demonstrando o comprometimento do Brasil em promover a igualdade de gênero e fortalecer a participação das mulheres em áreas estratégicas, como as telecomunicações.

Segundo a entidade, o envolvimento ativo dessas mulheres desempenhou um papel crucial na obtenção de conquistas expressivas que beneficiarão o país no cenário global de radiocomunicações.

De tal forma, a Anatel destacou as posições ocupadas por mulheres brasileiras em Fóruns de Debate e Grupos de Trabalho:

  1. Luciana Rabelo Novato Ferreira: Especialista na Anatel, presidiu com sucesso o Item 1.19 sobre novas atribuições para o Serviço Fixo por Satélite. Também é Vice-Presidente na União Internacional de Telecomunicações, destacando-se nacional e internacionalmente.
  2. Kim Moraes Mota: Especialista na Anatel, teve papel crucial na acompanhamento de regulamentações de satélites, contribuindo significativamente para debates sobre sustentabilidade e novos estudos no setor satelital.
  3. Luciana Camargos: Head of Spectrum da GSMA, presidiu com excelência o Item 1.2 sobre faixas de frequência para Telecomunicações Móveis Internacionais, elevando a visibilidade do Brasil internacionalmente.
  4. Michelle Machado Caldeira: Diretora Regulatória da SES, atuou como porta-voz na CITEL no Item 1.16, trazendo excelentes benefícios para o país em relação ao uso de faixas de frequência específicas para o Serviço Fixo por satélite em sistemas não-geoestacionários.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários