05/04/2024

Programa ‘Desenvolve PCD’ da Oi ganha prêmio em categoria ESG

Há 17,2 milhões de pessoas com deficiência no país, e a Oi está trabalhando para gerar oportunidades para todos. Veja o que a empresa tem feito.

O Programa “Desenvolve PCD”, desenvolvido pela Oi, foi vencedor da categoria Representatividade do Prêmio “Diversidade em Prática 2023”, promovido pela Blend Edu/Diversidade S.A., que reconhece e compartilha boas práticas na construção de ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos. Mais de 240 práticas corporativas foram inscritas no prêmio e 40 delas, de 31 empresas, foram selecionadas como finalistas das oito categorias.

Destinado a universitários com deficiência, de diferentes áreas de formação, principalmente de tecnologia, a iniciativa da Oi promove o desenvolvimento acelerado dos profissionais, investe na construção de carreira dentro da companhia, além de fomentar a diversidade.

“O avanço da tecnologia tem permitido mudanças importantes na sociedade, garantindo mais qualidade de vida e acessibilidade para quem tem algum tipo de deficiência”, disse o diretor de Pessoas e Cultura da Oi, Marcos Mendes.

Mendes acrescentou que a Oi vem trabalhando para gerar mais oportunidades para todas as pessoas, criando uma empresa cada vez mais inclusiva e diversa com um ambiente seguro, onde as diferenças potencializam a colaboração e a inovação.

Marcos Mendes, Diretor de Pessoas e Cultura da Oi.

Realidade PCD no Brasil

Segundo dados do IBGE, há 17,2 milhões de pessoas com deficiência no país – entre deficiências física, visual, mental e auditiva –, número que representa quase 9% da população acima de dois anos.

Quem é a Blend Edu

A Blend Edu é uma empresa de tecnologia de recursos humanos (HRtech), especializada em diversidade e inclusão. As empresas vencedoras foram anunciadas durante o evento “Diversidade Em Prática Summit”, realizado no final de setembro.

Outras ações da Oi para promover a inclusão e diversidade

A Oi vem aprimorando constantemente seus processos internos para abrir suas portas à pluralidade de pessoas, ideias e comportamentos. A construção de um ambiente acolhedor a diferentes etnias, gêneros, orientações, culturas e religiões é fundamental.

Como parte de suas ações, a Oi investe em palestras, rodas de acolhimento, grupo multidisciplinar para definição de planos de ação, diversas escutas internas, trilhas de desenvolvimento e canais para denúncia de condutas inadequadas. Além disso, a companhia busca a representatividade sempre de forma transversal em seus conteúdos sobre todos os assuntos, considerando inclusive a interseccionalidade, e buscando um tom mais didático para um melhor entendimento.

Em 2022, a Oi lançou o Grupo Multifuncional de D&I (Diversidade e Inclusão) para trabalhar com maior detalhamento os aspectos da diversidade, inclusão, equidade e segurança no ambiente de trabalho. A intenção é que esses pilares estejam presentes não apenas em campanhas, mas no dia a dia da empresa.

O grupo se reúne mensalmente desde fevereiro do ano passado com 15 áreas da companhia para desenvolver campanhas de diversidade, representatividade e respeito às minorias, além de potencializar esforços e recursos em projetos prioritários.

Parte do programa de D&I da Oi diz respeito a fortalecer uma cultura de equidade de gênero. Em parceria com uma grande empresa de recursos humanos, a Oi desenvolveu o Programa “Liderança Feminina”, que convida gestoras de diversas áreas da companhia para uma jornada de autoconhecimento, aprendizado, troca e muita conexão ao longo do programa.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários