14/04/2024

Nokia lança roteadores e promete avanços na conexão e agregação IP

A nova geração de roteadores da Nokia promete impulsionar segurança, eficiência e flexibilidade nas redes de borda IP.

A Nokia lançou a nova família de roteadores IP 7730 SXR, projetada para melhorar o desempenho, segurança e sustentabilidade nas redes de acesso e agregação de IP. A marca afirma que estes roteadores são ideais para locais menores e distribuídos na borda IP, atendendo à crescente demanda por capacidade devido aos investimentos em banda larga e redes na Nuvem.

Nokia

Eles são alimentados pelo chip de silício Nokia FPcx e executam o sistema operacional de rede Nokia SR Linux, tornando-os altamente programáveis e resilientes. Essas melhorias são necessárias devido à evolução das redes para suportar aplicações na Nuvem, 5G e para enfrentar ameaças de segurança em um mundo com mais dispositivos finais.

Os roteadores utilizados hoje para acesso e agregação de IP são principalmente projetados para lidar com aplicativos de transporte IP simples. No entanto, as redes de comunicação estão passando por constantes evoluções para atender às demandas de novos protocolos e serviços, o que por sua vez está levando a um aumento nos custos de capital (Capex) e operacionais (Opex).

Diante desse cenário, é crucial fornecer conectividade segura de forma eficiente, tirando pleno proveito das operações de rede modernas e sendo capaz de se adaptar facilmente a novos requisitos por meio da flexibilidade no uso de hardware e software.

Portanto, a solução para esse desafio envolve uma abordagem revolucionária no roteamento de IP dentro desse contexto de rede.

Nova geração de roteadores de acesso, agregação e borda IP

A nova família de roteadores de acesso, agregação e borda da Nokia, chamada 7730 SXR, aborda diversos desafios relacionados à conectividade e eficiência. A marca garante que esses desafios são superados graças a uma combinação única de uma arquitetura de chip de próxima geração e um sistema operacional de rede (NOS) orientado para o futuro. Veja as principais características e benefícios dessa solução destacados pela companhia:

  1. Conectividade Segura: Os roteadores 7730 SXR suportam tecnologias como MACsec, ANYsec e têm recursos de mitigação de DDoS com inspeção de tráfego, garantindo uma conectividade segura para redes.
  2. Serviços IP Seguros: A solução oferece desempenho determinístico por meio do chip Nokia FPcx, recursos avançados de Qualidade de Serviço (QoS) e uma abordagem inovadora para permitir atualizações de software sem interrupções nos serviços.
  3. Eficiência Energética e Redução de TCO: A eficiência energética é alcançada graças a interfaces dimensionadas adequadamente e suporte para designs de rede mais eficientes. O sistema foi projetado para automação em grande escala em um ambiente moderno de Operações de Rede (NetOps).
  4. Flexibilidade: O FPcx é um chip com um Processador de Unidade de Rede (NPU) totalmente programável, que permite adaptação às necessidades específicas da rede. Além disso, a arquitetura nativa da Nuvem e a extensibilidade do SR Linux aumentam a flexibilidade da solução.

Principais características da solução, segundo a descrição da Nokia:

  • Família de Roteadores 7730 SXR: Esta família de roteadores é projetada para atender às demandas de acesso, agregação e locais menores/distribuídos na borda da rede IP.
  • Chip de Silício Nokia FPcx: Este chip foi desenvolvido especificamente para redes de provedores de serviços e redes de missão crítica. Ele é totalmente programável, possui um buffer profundo e oferece telemetria avançada, tudo isso otimizado para garantir a entrega de serviços seguros e eficientes.
  • Nokia SR Linux (NOS): Este é um sistema operacional de rede único que combina os melhores protocolos e serviços de roteamento IP da Nokia em uma arquitetura de software nativa da Nuvem. Ele foi projetado para facilitar a automação e a escalabilidade na gestão da rede.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários