26/04/2024

Globo entra na Justiça para retirar site pirata do ar

Maior produtora de novelas do Brasil, a Globo, travou uma luta judicial com um site que transmite suas produções de forma pirata.

A Globo tomou medidas legais para combater a página online chamada “Carol Novelas“, a qual comercializa cerca de 500 novelas brasileiras completas para os entusiastas desse gênero. Os advogados da emissora afirmam que Leandro da Silva Evangelista, o proprietário do site que está no centro desta ação judicial, é considerado o principal responsável pela pirataria de novelas no país, devido à extensa quantidade de conteúdo que ele disponibiliza. O conteúdo oferecido inclui até mesmo tramas raras que não estão disponíveis em serviços de streaming.

Novelas

Documentos relacionados à ação judicial estão disponíveis para a imprensa e estão atualmente em tramitação tanto na 8ª Vara Cível quanto na 1ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Como funciona do “Carol Novelas”

O site de Evangelista promove a disponibilidade de diversas novelas de todas as emissoras de televisão brasileiras, além de algumas produções estrangeiras e de outras redes, como SBT, Record, Band e até mesmo da extinta Rede Manchete (que operou de 1983 a 1999).

Surpreendentemente, o catálogo inclui até mesmo novelas da TV Tupi, a primeira emissora de televisão do Brasil, com destaque para a novela “Gaivotas” (1979), uma de suas últimas produções antes de encerrar suas operações em 1980.

A amplitude e a quantidade de conteúdo disponível no acervo impressionaram os advogados da Globo, que estão empenhados em remover o conteúdo disponibilizado na internet, uma prática que viola as leis de direitos autorais. Para que os usuários tenham acesso ao acervo, Leandro cobra uma taxa única de R$ 220. Esta ação judicial visa proteger os direitos autorais e a propriedade intelectual das novelas produzidas pelas emissoras brasileiras e estrangeiras.

Assim que o pagamento é efetuado, a equipe do site “Carol Novelas”, composta por três pessoas, disponibiliza um arquivo no Google Drive para o interessado. Esse arquivo concede ao usuário o direito de acessar qualquer produção televisiva que ele deseje assistir.

“Carol Novelas” disponibilizava produções que não estão nem no Globoplay

GloboPlay é um serviço de streaming da Rede Globo, que normalmente oferece um vasto catálogo de programas da emissora. No entanto, algumas produções só podem ser encontradas em arquivos da própria emissora.

Um exemplo é a novela “Olho no Olho”, que foi lançada em 1993 e tinha Tony Ramos como protagonista. Esta novela abordava a temática de seres paranormais dotados de poderes especiais, de maneira semelhante ao que foi explorado posteriormente em “Os Mutantes” (2008), uma produção da Record. “Olho no Olho” acabou ganhando uma reputação negativa na época, sendo associada a elementos satanistas, o que resultou na sua ausência de reprises ou disponibilização para o público.

Outro exemplo mencionado é “O Amor Está no Ar” (1996), que foi a primeira novela a ter Rodrigo Santoro como protagonista em sua carreira. Infelizmente, a produção foi considerada um grande fracasso no horário das seis da Globo. A trama explorava temas relacionados a extraterrestres e à possibilidade de vida fora da Terra. O desempenho da novela foi tão ruim que sua exibição teve seu final antecipado devido à baixa audiência. Como resultado, essa produção também não está disponível na plataforma GloboPlay.

O catálogo da Globo conta com uma variedade de novelas que abrangem desde sucessos esquecidos até tramas marcantes da televisão brasileira. Um exemplo notável é “De Corpo e Alma” (1992), que marcou a estreia de Gloria Perez no horário nobre da emissora. No entanto, essa novela ficou marcada pela tragédia do assassinato de sua filha, a atriz Daniella Perez (1970-1992), pelo colega de elenco Guilherme de Pádua (1969-2022). Essa história tumultuada está disponível para os espectadores revisitarem em sua totalidade.

Além disso, o catálogo também resgata sucessos que caíram no esquecimento ao longo dos anos, como a primeira versão de “Ti Ti Ti”, produzida em 1985 e escrita por Cassiano Gabus Mendes. Na época de sua exibição, a novela conquistou um grande público, mas não foi mais transmitida desde 1988. No entanto, o Globoplay disponibiliza apenas o remake da produção, que foi ao ar em 2010.

Outro exemplo interessante é “Hipertensão”, uma novela de 1987 que nunca mais foi reexibida pela Globo. Escrita por Ivani Ribeiro (1922-1995), a mesma autora de “A Viagem” (1994), a trama chama a atenção por ter Cesar Filho, atualmente jornalista e apresentador da Record, em um dos papéis principais. Essa obra perdida na história da televisão brasileira também encontra-se disponível no catálogo da emissora.

Para completar, o catálogo abriga tanto novelas atualmente em exibição, como “Terra e Paixão”, quanto aquelas que foram recentemente concluídas, como “Vai na Fé” (2023).

A Globo tomou medidas legais para responsabilizar Evangelista por suas ações, que a emissora considera como concorrência desleal. A empresa solicitou a remoção imediata de seu conteúdo do ar e busca impedir que ele venda seu catálogo. Além disso, a Globo está buscando uma indenização de R$ 100 mil por danos morais causados.

A Globo optou por não comentar sobre o andamento do caso judicial, assim como o site pirata também não se pronunciou sobre o assunto.

ViaMSN
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários