26/04/2024

Anatel faz encontro no Amazonas para falar sobre a conectividade na região

Encontro reuniu diversos representantes do setor de regulação das telecomunicações para dialogar sobre conectividade no estado do Amazonas.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou o Encontro Conectividade na Amazônia em Manaus, no dia 20 de setembro. O evento reuniu reguladores de telecomunicações de países da região, empresas do setor e entidades internacionais. O governador do Amazonas, Wilson Lima, enfatizou o comprometimento do estado em colaborar com a Anatel, empresas e nações interessadas em promover a conectividade, especialmente em áreas remotas da Amazônia.

Encontro no Amazonas

Ele ressaltou o sucesso da Infovia 01, que proporcionou uma conexão de banda larga entre as cidades amazonenses de Manaus, Santarém e Parintins. Graças a essa infraestrutura, durante o Festival Folclórico de Parintins, uma das celebrações culturais mais intensas e tradicionais da região, a transmissão de dados móveis e voz manteve uma alta qualidade.

Carlos Baigorri, presidente da Anatel, destacou o papel das telecomunicações no impulsionamento do desenvolvimento econômico e social na região. Ele enfatizou que a presença da internet e o desenvolvimento subsequente ajudam a atrair jovens para permanecerem em suas comunidades.

Moisés Moreira, um dos conselheiros da Anatel com mandato até novembro, expressou seu apreço pela conectividade por fibra óptica como um dos maiores feitos de sua gestão. Moisés é presidente substituto da Agência e lidera os grupos responsáveis pela implantação de infovias na Região Amazônica, incluindo o 5G e a digitalização de canais de TV.

O presidente da Anatel agradeceu a Moisés pela liderança transformadora no projeto de infovias conduzido por ele no âmbito do Gaispi. O conselheiro Alexandre Freire também elogiou a dedicação de Moisés aos desafios da Agência, enfatizando que os resultados alcançados só foram possíveis devido à sua liderança sólida.

Moisés expressou sua gratidão ao Exército Brasileiro por sua ajuda em proteger as embarcações e a instalação de cabos nos rios amazônicos. Ele também agradeceu ao governador do Amazonas e seus colegas da Agência e de instituições visitantes. Ele enfatizou a importância das infovias para a Região Amazônica e a necessidade de continuar investindo nessa infraestrutura.

“Costumo dizer que o universo une as energias afins para a construção do bem, não podemos calcular o impacto das infovias para a Região Amazônica e isso não pode parar”.

O Brasil

No primeiro painel do Encontro, intitulado “Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS): Histórico e Resultados,” o General de Divisão do Exército, Eduardo Wolski, ressaltou os esforços do Exército Brasileiro na instalação de infovias na Amazônia, destacando que antes do leilão de 5G realizado pela Anatel em 2021, a instituição já havia instalado 800 quilômetros de infovias com recursos próprios e de outras instituições parceiras.

Essas infovias de banda larga têm desempenhado um papel fundamental na integração da região. Moisés, moderador do painel, mencionou o interesse de países de língua portuguesa na África no processo de cabeamento dos rios, evidenciando o alcance global da iniciativa.

Leandro Guerra, presidente da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF), apresentou detalhes sobre as aproximadamente 10 mil quilômetros de infovias, explicando o processo de instalação e os desafios enfrentados, especialmente na escolha dos leitos dos rios.

Ele também revelou planos de criar uma rede privativa fixa em cada capital brasileira, composta por redes metropolitanas de fibra óptica que se integrarão às redes existentes para conectar prédios públicos do Governo Federal, fortalecendo ainda mais a infraestrutura de comunicação no país.

Amazônia Conectada

No painel “Desafios para o futuro da Amazônia conectada”, o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais Baigorri, atuou como moderador e enfatizou a importância de garantir a continuidade da infraestrutura de redes de fibra ótica na região.

Ele destacou a necessidade de tornar essas redes sustentáveis, garantindo demanda e proporcionando uma conectividade significativa para a população local, promovendo sua inserção social e econômica de forma acessível e segura. Baigorri também ressaltou a importância da coordenação entre os países da Região Amazônica e do diálogo institucional para defender interesses comuns na Conferência Mundial de Radiocomunicação de 2023 (WRC-23) em Dubai.

Ana Veneroso, coordenadora de Programa na UIT, abordou a questão da conectividade significativa e a importância de superar as brechas de renda e educação no uso da internet. Ela apresentou um programa da UIT para capacitar comunidades remotas no uso da internet, permitindo a agricultores e artesãs locais acesso a informações e oportunidades por meio de dispositivos móveis.

Adauto Candido Soares, da Unesco, enfatizou o interesse da agência na educação e a necessidade de informatizar a educação no Brasil. Ele ressaltou a importância da capacitação dos professores e sugeriu uma maior integração do rádio com as tecnologias digitais para promover a inclusão social na área educacional.

Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV

Antonio Martelletto, presidente da EAD (Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV), apresentou a experiência da implantação da Infovia 01 e sua sustentabilidade. Destacou o aprendizado do Exército anteriormente, descrevendo o processo de instalação dos cabos óticos das seis infovias do país.

A instalação da Infovia 01 ocorreu ao longo de um ano e meio, de julho de 2021 a março de 2023. Martelletto também ressaltou que, de acordo com os órgãos de licenciamento, o projeto das infovias tem um impacto mínimo. Informações detalhadas sobre a implantação estão disponíveis no site da entidade, agora chamada Seja Digital.

Sinergia

No terceiro painel de discussão, intitulado “Projetos em curso e sinergias”, diversos participantes destacaram a importância das infovias do Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS) para o desenvolvimento tecnológico e econômico na Região Amazônica.

O conselheiro Artur Coimbra da Anatel enfatizou que as infovias do PAIS são projetos estruturantes que habilitam tecnologias cruciais que estarão disponíveis na Região Amazônica. Ele também ressaltou que a Anatel está empenhada em melhorar a qualidade da telefonia móvel, da banda larga e expandir a cobertura de 5G e 4G na região, e que todas essas iniciativas se beneficiarão das infovias do PAIS.

Gabriel Jurado, vice-ministro de Conectividade da Colômbia, destacou a importância do trabalho do Brasil com as infovias, dada a crescente demanda por dados em todo o mundo. Ele mencionou os desafios de baixa penetração de banda larga na Amazônia Colombiana e expressou o interesse em estabelecer um acordo para a interligação das redes de banda larga brasileira e colombiana, o que possibilitaria a conexão da Infovia 02 com as redes de transmissão de dados do Oceano Pacífico.

Karisa Maia Ribeiro, coordenadora regional líder oficial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), afirmou que o BID pretende continuar a parceria com a Anatel, que já resultou no desenvolvimento do Projeto Crowdsourcing for Digital Connectivity in Brazil (C2DB). Esse projeto forneceu informações essenciais para o atual Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (Pert) da Anatel e pode ser replicado em outros países, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico na região.

Vinicius Caram, superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, enfatizou a importância das redes de fibra óptica para a implantação eficiente do 5G, destacando que o alcance das frequências 5G é limitado. Ele elogiou o modelo não arrecadatório do Leilão de 5G, que permitiu a implementação do PAIS, e apresentou números relacionados à cobertura de 5G na Região Norte, incluindo a presença de 230 antenas de 5G na cidade de Manaus.

Últimos paineis: Tecnologia

No quarto painel, “Sustentabilidade e tecnologia”, o conselheiro Alexandre Freire apresentou o Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi), órgão responsável pelo fomento a pesquisas científicas e debate acadêmico do setor de comunicações digitais, inovações tecnológicas e segurança cibernética, da Anatel. Afirmou que a inovação tecnológica, a inteligência artificial e as plataformas digitais são os temas tratados como os mais desafiadores pela Agência. Lembrou também que os objetivos do órgão regulador estão alinhados com a Agenda 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas.

Jacqueline Lopes, Government & Policy Advocacy Head, LATAM South, da Ericson, apresentou o compromisso da empresa de emissões zero de carbono até 2040 e das adaptações necessárias na cadeia produtiva. Ela afirmou que a Ericson está se adequando com equipamentos e softwares desenhados para sustentabilidade, além do uso de inteligência artificial e energias renováveis. Analisou que, apesar de o setor de telecomunicações ser responsável por apenas 1,4% das emissões de carbono, que contribuem para o efeito estufa, elas podem ser reduzidas ainda em 15%. Jacqueline também apresentou o projeto Connect to Learn, que já conectou à intenet 400 mil crianças e adolescentes em 36 países e pretende alcançar a marca de um milhão de jovens até 2025.

Christine Chung, diretora da operadora francesa Guyacom, apresentou a infraestrutura de cabos submarinos da Guiana Francesa e do Suriname. Para ela, Brasil e França poderão se beneficiar de maior conexão de suas redes. Christine descreveu a infraestrutura de cabo óptico que a Guyacom instalou de Caiena, capital da Guiana, até a fronteira com o Brasil, que foi completada em território brasileiro até Macapá/AP, pela Oi.

Marcelo Motta, diretor de Cybersecurity and Solutions da Huawei, relatou que o custo por bit da tecnologia 5G é um décimo do custo no 4G. Descreveu que as redes disponibilizadas pela Huawei têm rápida manutenção, como em caso de rompimento de fibra óptica, e lembrou que a empresa está na Amazônia e construiu os instalou cabos ópticos em parceria com a Oi. Em sua opinião, as infovias são um habilitador para um grande ciclo de desenvolvimento na Região Norte. Ele apresentou a tecnologia de processamento de dados da empresa usada em segurança pública.

No último painel do dia, “Transformação da realidade local e desenvolvimento”, o moderador Nilo Pasquali, superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, representando o conselheiro diretor Vicente Aquino, apresentou o Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (Pert), principal instrumento de diagnóstico da infraestrutura brasileira da Agência. Em sua análise, os números da realidade da Região Norte, mostram “muita população coberta, mas áreas territoriais muito pequenas com cobertura”. Nilo também apresentou o Projeto Piloto do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), que conectou 32 escolas na Região Norte, com 8,5 mil alunos beneficiados.

Luis Alejandro Pacheco Zevallos, director de Fiscalización e Instrucción do Organismo de Inversión Privada en Telecomunicaciones do Peru (OSIPTEL) apresentou os desafios de conexão e a dificuldade de sustentação das infovias em seu país. Segundo ele, apesar dos projetos do Peru para construção de redes sem fio, a iniciativa privada está levando fibra óptica às comunidades mais distantes em projetos regionais. Ele analisou que há interesse de que a infraestrutura de fibra que está sendo instalada na cidade peruana de Iquitos possa ser interligada a países vizinhos. A cidade é próxima à tríplice fronteira de Brasil, Colômbia e Peru.

O último palestrante do dia foi Luiz Tonisi, VP & Pres, QC Latin America da Qualcomm. Ele concordou com a fala do Caram de que sem fibra óptica não há 5G, mas defendeu a tecnologia sem fio FWA como alternativa para levar o 5G aos domicílios. Tonisi afirmou que o FWA pode fazer a tecnologia chegar mais barata ao consumidor e que o sem fio é a solução a longo prazo. Além disso, defendeu a adoção do modelo pré-pago à banda larga, assim como na telefonia móvel.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários