29/04/2024

MCom e Ministério da Educação se reuniram para falar da conectividade nas escolas

Pauta sobre a conectividade nas escolas é consideradas de grande importância pelos dois ministros que lideram as duas pastas.

A conectividade nas escolas públicas foi pauta da reunião dos ministros das Comunicações e da Educação, Juscelino Filho e Camilo Santana, nesta quinta-feira, 16. As duas pastas consideram o tema uma prioridade, por isso estão discutindo projetos em parceria. 

Ministros falando sobre a conectividade
Juscelino Filho e Camilo Santana.

Para os dois ministérios, o acesso à internet garante a inclusão digital e ajuda na promoção da redução das desigualdades sociais que existem na população do país. 

O ministro das Comunicações afirmou que a sua pasta tem trabalhado com um Plano Nacional de Inclusão Digital que está dividido em planos setoriais. 

Cada divisão dessas abrange diversos setores do país: educação, saúde, turismo e agronegócio. Segundo Juscelino Filho, o objetivo do trabalho na área da educação é melhorar a conectividade

“No campo da educação, primeiro, vamos conectar todas as escolas para, em seguida, aumentar a velocidade e qualidade da conexão”.

Além disso, o Plano deve melhorar a gestão de iniciativas do governo federal para conectividade, facilitar a contratação por gestores locais, disponibilizar conexão para uso pessoal, e garantir a continuidade da prestação dos serviços.

Juscelino ainda destacou que o Presidente Lula da Silva pediu prioridade no trabalho que leva conectividade para as escolas públicas. 

“Minha preocupação não é só a escola está conectada, mas como a internet pode ser utilizada como recurso pedagógico eficiente por alunos e professores”,

Segundo o MCom, das 138,8 mil escolas públicas brasileiras, 9,4 mil não possuem acesso à internet. Entre elas, mais de 90% estão em áreas rurais, já que apenas 905 estão em zona urbana. Além disso, a pasta acrescentou mais outra informação importante:

“Existem, ainda, 3,4 mil escolas sem oferta adequada de energia elétrica, para as quais o MCom e o Ministério de Minas e Energia (MME) planejam ações a fim de garantir o acesso aos serviços públicos essenciais.”

O ministério também destacou o projeto Wi-Fi Brasil, que leva internet banda larga fixa gratuita para as instituições de ensino:

“O MCom possui diversas ações que promovem a conectividade em escolas públicas. Por meio do Wi-Fi Brasil, por exemplo, já foram instalados pontos de conexão gratuita à internet em banda larga em 16,6 mil unidades educacionais. Desse total, 11,5 mil são escolas rurais, visto que o programa prioriza o atendimento de comunidades em estado de vulnerabilidade social, localizadas em áreas remotas e nas periferias urbanas.”

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários