18/04/2024

Cerca de 21% dos usuários móveis no Brasil navegam abaixo de 10 Mbps

Segundo relatório da Opensignal, somente 0,6% smartphones desfrutam de velocidades médias gerais de download de mais de 100 Mbps.

Embora o 5G já esteja disponível para uso em algumas cidades, com a promessa de altas velocidades e baixa latência, ainda há uma parcela de usuários móveis que possuem acesso à internet em velocidades precárias. De acordo com um relatório divulgado pela Opensignal, 20,7% dos smartphones no Brasil navegam com velocidade média de download abaixo de 10 Mbps.

Apenas 0,6% dos usuários de smartphones do Brasil desfrutam de velocidades médias gerais de download de mais de 100 Mbps. De acordo com a OpenSignal, uma das razões para a baixa velocidade média do download em redes móveis no Brasil decorre da ainda pequena cobertura das redes 5G standalone, limitadas aos grandes centros urbanos.

Ainda de acordo com o relatório, 41% dos usuários ficam na faixa entre 10 e 25 Mbps, e 29%, entre 25 e 50 Mbps. Apenas 9% registram uma velocidade média entre 50 e 100 Mbps, enquanto que uma minoria de usuários (0,6%) navegam acima de 10 Mbps em média.

Segundo a consultoria, também há uma grande disparidade no quesito de experiência de vídeo sob demanda. 18,2% dos usuários têm uma experiência de vídeo ruim (abaixo de 48). Isso significa que, em média, eles encontram tempos de carregamento muito altos ou altos níveis de travamento ou só conseguem transmitir vídeo sob demanda em resoluções abaixo de 720p — o que dificulta sua capacidade de usar os serviços de vídeo com eficiência para trabalho, educação ou entretenimento.

Apenas 6,8% dos usuários brasileiros têm uma experiência Excelente (78 ou superior) ao usar serviços de streaming de vídeo em média, o que significa que eles são capazes de transmitir vídeo em 1080p ou melhor com tempos de carregamento rápidos e sem travamentos.

Sem sinal

A Opensignal também analisou o Tempo sem sinal para determinar a proporção de usuários brasileiros que têm dificuldade para se conectar a serviços móveis, onde 75% dos usuários, ou três a cada quatro, ficam sem sinal de telefonia celular por menos de 1% do tempo. 7,3% dos usuários de smartphones no Brasil têm problemas ainda maiores para se conectar aos serviços móveis, pois passam 10% ou mais Tempo sem sinal, mais de três vezes o tempo médio sem sinal do Brasil, de 2,9%.

Operadoras

Quando traz para o âmbito das operadoras de telefonia móvel, a Vivo tem a maior proporção de usuários com Experiência de Velocidade de Download abaixo de 10 Mbps (21,9%), seguida pela TIM, com 20,9% e Claro, com 17,6%. A Claro tem o maior percentual de usuários com velocidades médias de download superiores a 50 Mbps, mas é a TIM que tem o maior percentual de usuários com Download Speed ​​Experience com clock superior a 100 Mbps, 0,9%.

De acordo com a Opensignal, o consumidor tem mais predisposição a mudar de operadora quando considera a velocidade de acesso baixa. Assim, indica que a Vivo e a TIM têm mais risco de perderem clientes do que a Claro.

O relatório da consultoria consta dados coletados entre 1 de abril e 29 de junho deste ano.

5 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários