28/04/2024

Sustentabilidade: Correios adquirem 762 bicicletas elétricas 

Agora os agentes dos Correios contarão com bicicletas mais potentes para realização do trabalho de pequenas entregas.

A renovação da frota de bicicletas dos Correios, que são administrados pelo Ministério das Comunicações (MCom), está sendo iniciada como parte do compromisso da entidade com a sustentabilidade. Um total de 762 bicicletas elétricas foram adquiridas e serão usadas para substituir parte das bicicletas convencionais em todo o Brasil a partir de agosto.

Correios

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou que há planos de investir na infraestrutura dos Correios para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos brasileiros. 

Além disso, é necessário implementar processos mais modernos para atender às demandas do mercado e promover uma nova cultura dentro da empresa estatal. Segundo uma nota divulgada pela entidade, está prevista a compra de mais bicicletas elétricas se a avaliação do seu uso em larga escala continuar demonstrando benefícios para os funcionários e clientes.

“Vamos investir na infraestrutura dos Correios para resgatar a qualidade dos serviços prestados aos brasileiros. Além disso, precisamos criar processos mais modernos para atender o mercado e impulsionar uma nova cultura dentro da estatal“, afirmou o ministro.

O equipamento em questão é composto por um motor acoplado a uma bicicleta, que tem a função de multiplicar a força aplicada pelo ciclista ao pedalar. Essa multiplicação resulta em um esforço reduzido por parte do condutor, o que proporciona maior comodidade durante o percurso, especialmente em trajetos longos e terrenos íngremes.

Essa tecnologia traz como benefício principal uma maior eficiência nas entregas realizadas pelos Correios. Ao reduzir o esforço físico necessário para percorrer distâncias maiores e enfrentar terrenos desafiadores, o tempo entre as entregas é diminuído. Isso significa que as encomendas podem ser entregues mais rapidamente aos clientes.

Os Correios têm utilizado bicicletas para realizar entregas desde os anos 1980. Atualmente, a empresa conta com aproximadamente 4 mil carteiros ciclistas que, em conjunto, percorrem cerca de 67 mil quilômetros diariamente. Esse número representa mais de 14 milhões de quilômetros percorridos ao longo de um ano.

Correios e sustentabilidade 

A sustentabilidade é uma preocupação global, tanto para entidades públicas quanto privadas, e uma forma de contribuir para reduzir a emissão de gases poluentes é através do uso de bicicletas elétricas. Assim como as bicicletas convencionais, as bicicletas elétricas utilizam energia limpa, o que significa que não emitem gases poluentes durante o seu funcionamento.

Os Correios, uma empresa que realiza operações postais, têm acompanhado e monitorado suas emissões desde 2013, buscando reduzir o impacto ambiental dessas operações. Ao longo de 10 anos, eles conseguiram evitar a emissão de mais de 950 mil toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e), que é um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa.

Além do uso de bicicletas elétricas, os Correios também investem em tecnologia e inovações para tornar suas operações mais ecoeficientes. Eles desenvolveram soluções como a E-carta, que é uma opção de envio de correspondências de forma eletrônica, reduzindo o consumo de papel, a Mala Direta Especial, que busca otimizar o roteamento das entregas, e os Lockers Correios, que são armários inteligentes para receber encomendas quando o destinatário não está disponível no momento da entrega.

Essas medidas visam maximizar os resultados das operações dos Correios ao mesmo tempo em que minimizem os danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas. O objetivo é contribuir para a sustentabilidade global e para a redução das emissões de gases poluentes.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários