09/04/2024

Intel divulga detalhes do novo chip de IA que vai concorrer com a Nvidia

Desejo da Intel é bater de frente com a Nvidia, que domina esse mercado, e conseguir elevar o nível da marca nesse recorte do setor.

A Intel apresentou detalhes sobre uma versão atualizada de seu chip de inteligência artificial em uma divulgação realizada nesta terça-feira. Esta iniciativa visa competir diretamente com a dominância da Nvidia neste campo.

O contexto atual do mercado de tecnologia revela uma busca intensa por opções alternativas de chips especializados em inteligência artificial, dada a escassez desses componentes.

A Intel destaca que seu novo processador, o Gaudi 3, demonstra capacidade de treinamento de modelos de linguagem amplos de forma significativamente mais rápida em comparação com o processador H100, pertencente à geração anterior da Nvidia.

Especificamente, alega-se que o Gaudi 3 é capaz de treinar esses modelos 50% mais rápido que seu concorrente direto da Nvidia. Essa inovação promete impactar positivamente diversos setores, ampliando as possibilidades e a eficiência no desenvolvimento de soluções de inteligência artificial.

A Intel afirma que seu novo chip de inteligência artificial é capaz de executar inferências mais rapidamente do que os chips H100 da Nvidia para certos modelos. Jeni Barovian, vice-presidente de estratégia e gerenciamento de produtos da Intel, destacou que os clientes estão demandando mais opções no setor.

A Intel e a AMD estão buscando oferecer uma alternativa competitiva à Nvidia no mercado de chips de processamento de dados. A Nvidia atualmente domina cerca de 83% deste mercado, com o Google detendo a maior parte dos 17% restantes.

A Intel empregou o processo de fabricação de 5 nanômetros da TSMC para criar seu novo chip, o Gaudi 3, que é mais de duas vezes mais rápido que seu antecessor. Este chip, que inclui duas CPUs integradas, foi projetado para ser altamente escalável, permitindo sua conexão com milhares de outros chips.

O novo chip de inteligência artificial da Intel, o Gaudi 3, estará disponível para fabricantes de servidores como Supermicro e Hewlett Packard Enterprise no segundo trimestre deste ano. Além disso, foi anunciado que a próxima geração deste processador será chamada de Falcon Shores.

ViaUol
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários