26/04/2024

Li-Fi: conheça uma alternativa mais segura e tão estável quanto o Wi-Fi

Rede de internet Li-Fi promete ser melhor e mais segura que o Wi-Fi e até mesmo do que a potente rede móvel 5G.

O Li-Fi é um novo tipo de rede que utiliza luz em vez de ondas de rádio para transmitir dados. Ele promete ser mais rápido do que o 5G. O Li-Fi utiliza uma lâmpada LED que oscila a iluminação em uma frequência imperceptível para os olhos humanos. Ao contrário do Wi-Fi, que pode atravessar paredes, portas e cortinas, o Li-Fi é confinado a um único cômodo, o que garante maior segurança no acesso à rede.

Li-Fi

As redes Wi-Fi utilizam ondas de rádio em frequências específicas que não são visíveis para as pessoas. O Li-Fi adotou o padrão 802.11bb, estabelecido pelo IEEE, que é responsável pela regulamentação do Wi-Fi. Essa tecnologia tem sido estudada desde a década passada e agora está ganhando destaque.

“Ao aproveitar o espectro de luz, o Li-Fi pode liberar comunicações sem fio mais rápidas e seguras com segurança muito superior quando comparado com tecnologias tradicionais como Wi-Fi e 5G”, disse o IEEE

O Li-Fi é um sistema de transmissão de dados que se diferencia do Wi-Fi por sua capacidade de utilizar a iluminação como meio de comunicação. Uma das principais vantagens dessa rede é sua segurança, que decorre da impossibilidade de transmitir dados através de objetos opacos, como paredes, portas e cortinas.

Isso significa que as informações podem ser contidas em um espaço fechado, como um quarto ou uma casa, utilizando-se da própria iluminação do ambiente. Além disso, o sistema de Li-Fi pode ser implementado em diferentes pontos do ambiente, como no teto e em abajures.

A estabilidade do Li-Fi está relacionada ao fato de que ele utiliza um sistema de transmissão diferente, que não se baseia em ondas de rádio, como ocorre com o Wi-Fi. Isso evita interferências e torna o sinal mais confiável.

Já a velocidade de transmissão de dados do Li-Fi pode ser alcançada de forma significativa, principalmente quando o emissor (a lâmpada) e o receptor (como um celular, computador ou dispositivo vestível) estão próximos um do outro. Essa proximidade física entre o emissor e o receptor facilita a transferência rápida de dados, permitindo uma maior velocidade de conexão.

O Li-Fi utiliza lâmpadas de LED convencionais para transmitir dados através da luz visível, pulsando-a em velocidades extremamente altas, que são imperceptíveis para os olhos humanos. Em vez de antenas Wi-Fi, os dispositivos utilizam sensores para captar as variações na frequência da iluminação e convertê-las em dados.

Essa tecnologia é semelhante à fibra óptica utilizada para conexões de internet, porém, no Li-Fi, a comunicação ocorre em uma área, sem a necessidade de cabos confinados.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários