27/04/2024

Mais de 16 mil kits gratuitos ainda não foram solicitados na região de Piracicaba (SP)

Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado, pontua a importância das pessoas beneficiadas solicitarem a troca dos equipamentos de TV.

A troca das antenas parabólicas para as antenas digitais é um processo importante para que o 5G possa ser instalado nas cidades do país. Por meio do Siga Antenado, o kit gratuito com os equipamentos estão sendo disponibilizados para as famílias de baixa renda nas regiões brasileiras. Entretanto, há locais em que a substituição dos equipamentos estão a passos lentos.

É o caso da região de Piracicaba (SP), onde ainda há 16,4 mil kits de antena parabólica digital gratuitos que ainda não foram solicitados pelas famílias beneficiadas pela iniciativa. Das pessoas que já solicitaram os equipamentos, via agendamento, representa 9,7% do total a que tem direito, enquanto que o percentual é ainda menor, quando considerado o total de kits instalados, que é de 5,7%.

Além de acelerar o processo de chegada do 5G nas cidades brasileiras, o kit gratuito leva melhor qualidade de imagem, de som e de programação regional para a população.

“É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito e o que precisam fazer para migrar para a nova tecnologia”, afirma Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado.

É importante ressaltar que se não houver a substituição da antena parabólica tradicional para a digital, poderá ter interferências na TV, como chuviscos, chiados, imagem travada ou até interrupção do sinal. Isto porque, o 5G usa a mesma frequência usada pelas parabólicas, a Banda C. O novo equipamento opera em outra faixa, a Banda Ku.

O kit gratuito está disponível para as famílias de menor renda inscritas em programas sociais do governo federal e que já tenham a antena parabólica tradicional em pleno funcionamento. A substituição dos equipamentos é realizada pela própria Siga Antenado.

Para saber se você tem direito, basta acessar o site do Siga Antenado ou ligar para 0800 729 2404, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h, com o CPF ou NIS em mãos.

Cidades com a rede 5G liberada

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até o momento, 16 cidades já estão com a rede liberada para funcionamento. Ou seja, as operadoras já podem iniciar a oferta do serviço, conforme suas estratégias comerciais. Confira as cidades:

  1. Águas de São Pedro
  2. Charqueada
  3. Cordeirópolis
  4. Cosmópolis
  5. Elias Fausto
  6. Engenheiro Coelho
  7. Ipeúna
  8. Limeira
  9. Mombuca
  10. Nova Odessa
  11. Piracicaba
  12. Rafard
  13. Rio das Pedras
  14. Saltinho
  15. Santa Bárbara d’Oeste
  16. São Pedro

Outro ponto importante para a instalação da rede no município é a atualização da Lei das Antenas pelas prefeituras, e segundo um levantamento da InvestSP com base em dados da Anatel, de abril, quatro cidades da região ainda precisavam realizar essa adequação.

ViaG1
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários