19/04/2024

Kit gratuito de TV digital está disponível em mais de 1,6 mil municípios

Confira a lista de cidades onde os equipamentos estão disponíveis, como solicitar e o que é necessário para pedir a troca.

De acordo com dados do Ministério das Comunicações (MCom), cerca de 230 mil pessoas já receberam o kit gratuito de TV parabólica (banda ku) em casa. Os dados ainda apontam que os equipamentos com sinal digital para famílias do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) estão disponíveis em mais de 1,6 mil municípios em todo o país.

Segundo a pasta, o número ainda é bem abaixo da estimativa para para esse ponto de avanço nas cidades. O que justifica isso é o alcance da TV digital terrestre nas grandes cidades, que teriam substituído a necessidade de parabólicas.

A distribuição dos kits é parte da ação do Gaispi, grupo responsável pela implementação do 5G no país, para liberar a faixa de 3,5 Ghz para a quinta geração de internet móvel. É importante que as famílias beneficiadas façam a troca dos equipamentos para evitar interferência no sinal da tecnologia, para que seja possível implantar a rede na região, uma vez que implica na migração da TV aberta satelital da banda C para a banda Ku, que traz sinal digital de televisão.

Acontece que a faixa usada atualmente pela TV satelital da banda C é a mesma do 5G. No entanto, essa frequência será direcionada totalmente para a nova rede, e com isso, as famílias que ainda usam a TV tradicional via satélite poderão ficar sem televisão, ou sofrer interferência na transmissão como chuviscos e congelamento de tela.

Como solicitar o kit gratuito

Tem direito a receber o kit gratuito, as pessoas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e que tem na sua casa parabólica tradicional instalada e funcionando. Se as famílias se enquadrarem no perfil, podem solicitar a troca do equipamento pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site da Siga Antenado. Será necessário informar dados pessoais, como o número do CPF e o Número de Inscrição Social (NIS).

Confira a lista das cidades onde os kits gratuitos estão disponíveis.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários