27/04/2024

Claro implementa controle remoto com plástico 100% reciclado

Segundo a operadora, já foram distribuídos mais de 180 mil controles remotos para o serviço Claro tv+ em todo o país; saiba detalhes.

O meio ambiente também é parte das políticas de negócios das operadoras de telefonia móvel. O monitoramento e descarte de resíduos é uma das principais preocupações dessas empresas, que buscam construir com sustentabilidade ambiental. Dando mais um passo nesse sentido, a Claro desenvolveu um controle remoto para a Claro tv+ produzido com plástico 100% reciclado.

Até o momento, mais de 180 mil controles já foram distribuídos em todo o Brasil. A iniciativa faz parte do programa de logística reversa da operadora, que recolhe equipamentos como decoders, modens e controles remotos já não utilizados pelos clientes e os encaminha para reciclagem. A empresa ainda faz a substituição do uso de caixas de papelão e sacos plásticos por caixas retornáveis de polietileno reciclável.

Hamilton Silva, diretor de Infraestrutura da Claro, explica que “Trata-se de uma ação de economia circular, com o objetivo de minimizar o impacto ambiental gerado pela cadeia de consumo. A princípio, estamos rodando como um piloto, e usando os controles produzidos com material reciclado como peças de reposição, dentro do próprio programa de Logística Reversa”.

“O material devolvido pelos clientes passa por um processo de triagem, reciclagem e vira matéria-prima para os equipamentos novos que serão usados como substituição ou no upgrade, fechando um ciclo completo”.

Segundo a Claro, de janeiro a maio, somente para a produção dos controles remotos, mais de 7 toneladas de resíduos foram reaproveitadas, com projeção de fechar o ano com cerca de 800 mil unidades distribuídas em todo o país. Além disso, a operadora tem a intenção de ampliar o programa para outras versões do equipamento.

“Neste primeiro momento, focamos no modelo mais popular, que tem maior demanda por reposição. Com os resultados observados, já estudamos os próximos passos da iniciativa”, afirma Silva.

Sobre o programa de Logística Reversa

De acordo com a Claro, em 2022, o programa de logística reversa recolheu mais de 3.600 toneladas de resíduos, sendo 604 toneladas de plástico, englobando materiais recolhidos entre os clientes e gerados pelos processos internos da empresa. Do volume total, mais de 98% são reciclados, gerando matéria-prima para o ciclo de economia circular, e o restante, aproximadamente 2%, que não tem condições de ser reaproveitado, recebe destinação final ambientalmente adequada.

A operadora ainda investiu recentemente na incorporação dos centros de triagem de resíduos (Centro de triagem e refurbished) aos Centros de Distribuição, qualificando geração de resíduos para reciclagem e resumindo assim as perdas.

A Claro também conta com outras iniciativas, como o Claro Recicla, programa que reforça a importância da reciclagem e destinação correta de itens eletrônicos, e distribui urnas nas lojas para a coleta e destinação ambientalmente adequada de resíduos eletrônicos, como celulares, baterias e acessórios, que estão fora de uso ou quebrados.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários