23/04/2024

Alerta: cidades de Goiás precisam fazer troca de antenas para uso do 5G

Siga Antenado emitiu um alerta sobre a urgente necessidade de diversas cidades de Goiás atualizarem suas antenas para uso do 5G.

A entidade chamada Siga Antenado é responsável por realizar a limpeza da frequência de 3,5 GHz no Brasil, a fim de permitir a implantação da tecnologia 5G. Recentemente, eles emitiram um alerta à população do estado de Goiás, convocando as pessoas a substituírem suas antenas parabólicas tradicionais. A infraestrutura para o 5G foi autorizada em mais de 1.610 municípios de 21 estados brasileiros, sendo que 82 desses municípios estão localizados em Goiás.

bandeira de Goiás

Alguns exemplos desses municípios são: Bonfinópolis, Cabeceiras, Formosa, Hidrolândia, Nerópolis, Abadia de Goiás, Alexânia, Barro Alto, Caldazinha, Senador Canedo, Iaciara, Montividiu, Ouvidor, Anhanguera, Vianópolis, Santo Antônio da Barra, Rio Verde e Rio Quente.

Com a liberação do sinal do 5G, há uma necessidade urgente de substituir as antenas parabólicas tradicionais por antenas parabólicas digitais. Para a população de baixa renda, essa substituição é gratuita.

A substituição é necessária porque as pessoas que utilizam as antenas parabólicas tradicionais para receber o sinal de TV aberta podem enfrentar interferências, como chuviscos, chiados, imagens travadas ou até mesmo interrupção do sinal. Isso ocorre porque o 5G opera na mesma faixa de frequência das antenas parabólicas tradicionais, conhecida como Banda C. Por outro lado, as antenas parabólicas digitais operam em uma faixa de frequência diferente, chamada Banda Ku.

Siga Antenado garante antenas gratuitas para população de baixa renda em Goiás (e em todo o país)

Famílias de baixa renda têm direito à substituição gratuita da antena parabólica tradicional por uma antena parabólica digital. Essa substituição é destinada às famílias de menor renda que estão inscritas em Programas Sociais do Governo Federal e que já possuem a antena parabólica tradicional funcionando adequadamente.

Para verificar se você tem direito a esse benefício, você pode acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h. É importante ter em mãos o CPF ou o NIS para fazer a consulta.

A cidade de Rio Verde é a que tem o maior número de famílias beneficiadas com a substituição gratuita para a antena parabólica digital, com um total de 16.535 kits previstos. Em seguida, estão as cidades de Formosa (2.481), Vianópolis (1.189), Senador Canedo (1.115), Iaciara (1.014), Montividiu (979), Alexânia (612), Ouvidor (542), Santo Antônio da Barra (427), Nerópolis (339), Rio Quente (322), Hidrolândia (250), Barro Alto (208), Cabeceiras (191), Bonfinópolis (109), Anhanguera (104), Abadia de Goiás (98) e Caldazinha (51).

A substituição da antena é realizada pela Siga Antenado, que é uma Entidade Administradora da Faixa estabelecida por determinação da Anatel. Essa entidade tem a responsabilidade de auxiliar a população durante o processo de migração do sinal de TV das antenas parabólicas tradicionais (banda C) para as antenas parabólicas digitais (banda Ku). A Siga Antenado é composta pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G e possuem as licenças da faixa 3,5 GHz.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários