26/04/2024

5G está disponível em mais de 80 cidades do país, segundo o MCom

Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, esse número engloba as 27 capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes.

Em entrevista ao programa “A Voz do Brasil”, nesta quinta-feira (27), o ministro das Comunicações Juscelino Filho, informou que há mais de 50 cidades do país que já contam com internet 5G. Esse número engloba as 27 capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes.

Ele ainda lembrou da faixa de frequência 3,5 GHz que foi liberada em mais 282 cidades pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), onde as empresas vencedoras do leilão já podem iniciar a transmissão do sinal. Entretanto, vale ressaltar, que a liberação da faixa não quer dizer que será feita a instalação imediata das redes 5G, o que depende das teles. Essa é uma das etapas do cronograma de instalação.

A Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] informou nesta semana a limpeza da faixa de 282 cidades. Logo que isso acontece, significa que os municípios estão aptos para que as operadoras implantem o 5G. Lembrando que a implantação depende do time das operadoras. Elas têm um cronograma de compromissos através do leilão”, explica Juscelino Filho.

O ministro ainda traz uma estimativa de que até o final do semestre, cerca de 1,6 mil cidades tenham sido liberadas para receber a infraestrutura da rede 5G. A previsão é de cobertura total do país até 2029.

A partir de julho deste ano, as cidades com o serviço passarão a ter uma antena a cada 50 mil habitantes. Atualmente, as antenas instaladas atendem a cada 100 mil habitantes. “Essa infraestrutura que carece de muito investimento e vai melhorando a qualidade do serviço de 5G nesses municípios. Ao mesmo tempo, vai instalando nos municípios de menor porte a partir de um cronograma”, afirmou.

Juscelino ainda falou sobre o Programa Computadores para Inclusão, que nesta sexta-feira (28), fará a entrega de 40 computadores a uma escola e projetos sociais de Belém, no Pará. No programa, equipamentos eletrônicos são restaurados e recondicionados e doados para escolas e unidades de saúde.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários