26/04/2024

Vencedoras do Campus Mobile criam app para ajudar crianças hospitalizadas

Aplicativo criado por estudantes de Pernambuco na Campus Mobile ajudam crianças e familiares a lidarem com a rotina complicada em hospitais.

Aplicativo destinado ao letramento em saúde de crianças hospitalizadas vence concurso nacional de inovação e empreendedorismo. Criado por três estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o “Naveghi Book” busca minimizar a experiência hospitalar traumática de crianças internadas em alas críticas.

campus mobile

O aplicativo móvel “Naveghi Book” proporciona beleza e diversão ao contar histórias infantis e oferecer atividades lúdicas, com o objetivo de educar e orientar crianças e pais sobre cuidados, tratamentos e procedimentos invasivos em ambientes hospitalares críticos. 

A ideia por trás do aplicativo surgiu de Matheus Simplício Santos, Adélia Karla Falcão Soares e Mirelly da Silva Barros, e foi premiada na categoria de Saúde da 11ª edição do Campus Mobile, um concurso universitário voltado para a inovação e empreendedorismo, fomentado pela Operadora Claro.

Segundo Mirelly da Silva, o aplicativo passou por avaliação e teste com dezenove crianças, pais e cuidadores, e atualmente está em fase de validação, com previsão de lançamento nas lojas digitais dentro de aproximadamente dois meses.

“Nossa solução permite uma comunicação mais humanizada e empática entre a criança, os pais e os profissionais de saúde, minimizando a ansiedade e o medo gerados nesses ambientes de cuidado”, explica Adélia Karla.

O app conta com a aba de histórias e de atividades e os estudantes têm o objetivo de desenvolver uma aba de sala de espera, para que pais de crianças que serão submetidas a procedimentos cirúrgicos possam acompanhar o andamento do procedimento; assim como uma aba de prontuário eletrônico, para registro de orientações e acompanhamentos de saúde.

“Estamos bem esperançosos com a construção de novas histórias que serão inseridas no app e já temos relatos sendo produzidos. A plataforma já se encontra em funcionamento nos sistemas Android e está na fase de aperfeiçoamento a partir das últimas validações feitas pelas crianças em abril de 2023.”- afirma Mirelly.

A Claro destaca que o Campus Mobile, iniciativa realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), premiou seis projetos nas categorias de Diversidade, Educação, Games, Saúde, Smart Cities e Smart Farms. 

Os estudantes contemplados ganham uma viagem de imersão ao Vale do Silício, na Califórnia, em setembro de 2023, para aprofundar seus conhecimentos em tecnologia, além de um valor em dinheiro.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários