05/04/2024

Inclusão Digital: MCom entrega computadores para aldeias indígenas no Pará

Equipamentos estão sendo montados nos locais para a criação de novos Pontos de Inclusão Digital, em três aldeias na região de Santarém.

Nesta quinta-feira (21), o Ministério das Comunicações (MCom) fez mais uma entrega de computadores por meio do programa Computadores para Inclusão. Dessa vez, foram contemplados três aldeias indígenas na região de Santarém, no Pará, cujo equipamentos estão sendo montados nos locais para a criação de novos Pontos de Inclusão Digital (PIDs).

Divulgação/MCom

A iniciativa vai levar inclusão digital e alternativas educacionais para os estudantes dessas localidades. Os computadores foram preparados pelos alunos formados pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), do Instituto Gustavo Hessel (IGH), em sua maioria jovens em situação de vulnerabilidade social, em Belém (PA). Os centros preparam esses equipamentos para novo uso. A manutenção é realizada durante as aulas de formação, pelos próprios alunos.

Os equipamentos destinados às aldeias fazem parte da doação de mil computadores para a criação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs) no estado do Pará, anunciado pelo ministro Juscelino Filho, em Belém.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, diz que a pasta está avançando “no compromisso de levar internet e computadores de qualidade para os cidadãos que mais precisam”. “A inclusão digital é uma forma de garantir a jovens e adultos o direito de acesso a informações e a tecnologias”. A doação desses computadores é um grande exemplo da missão do Governo Federal de tornar o Brasil cada vez mais conectado e unido”, completa.

De acordo com o professor e coordenador do Sistema de Organização Modular de Ensino (Some), o líder indígena Poró Borari, os computadores atenderão aproximadamente 180 alunos dos ensinos fundamental e médio, que estudam dentro das três aldeias indígenas.

“É um grande avanço para os nossos alunos. Já tivemos casos de egressos do ensino médio que não sabiam nem ligar uma máquina. A destinação desses computadores significa acesso à informação e a ferramentas tecnológicas. Tudo isso aprimora o ensino”, afirmou.

Computadores para Inclusão

Até o momento, o programa já realizou a entrega de 37,2 mil computadores e criou 2,6 mil Pontos de Inclusão Digital (PIDs) em 779 municípios brasileiros para promover a inclusão digital de jovens e adultos. A iniciativa conserta e recupera computadores encaminhados por órgãos do Governo Federal, que não seriam mais utilizados por estarem antigos ou quebrados.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários