23/04/2024

Anatel promove evento sobre transformação digital para o consumidor

Agência contou com diversos convidados para falar de subtemas relacionados a transformação digital em relação aos consumidores.

A transformação digital para o consumidor foi o assunto do último evento promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. O evento foi feito na sede da entidade, na última quinta, 23, e teve como tema “Transformação digital: conectividade significativa e relações de consumo no Brasil cada vez mais conectado”.

Anatel Transformação Digital

O evento contou com a presença do presidente da agência, Carlos Baigorri, dos conselheiros Vicente Aquino, Alexandre Freire e Artur Coimbra, além da superintendente de Relações com Consumidores, Cristiana Camarate. 

Participaram cerca de 200 pessoas, incluindo novos membros dos conselhos de usuários das prestadoras, integrantes do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (CDUST), diversos procons, além de participantes da sociedade civil e empresas ligadas ao setor.

O presidente da Anatel ressaltou que a discussão sobre conectividade significativa é global e envolve permitir o uso pleno da internet por pessoas que ainda não veem a utilidade em seu uso. 

Ele afirmou que o desafio do órgão regulador é garantir não apenas o acesso à internet, mas também a segurança, planos de serviços e equipamentos adequados para a parcela da população que ainda não utiliza a internet de forma plena.

Durante o evento, o presidente do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), Vicente Aquino, enfatizou que a meta do projeto é estimular a conectividade significativa, fornecendo às escolas acesso, equipamentos adequados e capacitação para os professores.

A superintendente de Relações com Consumidores, Cristiana Camarate, enfatizou que o consumidor é o foco central das atividades da Anatel, citando como exemplo o aplicativo Anatel Consumidor, que permite aos usuários entrar em contato com a agência para fazer reclamações. Ela ressaltou ainda a importância da educação para o consumo na promoção da conectividade significativa.

Em seguida, o conselheiro Alexandre Freire apresentou Cláudia Lima Marques, uma jurista especializada em Direito do Consumidor, que proferiu uma palestra durante o evento. Freire destacou que Marques é uma referência nacional e internacional nas discussões sobre legislação consumerista e tem participação ativa nessas discussões.

De acordo com Cláudia Lima Marques, a conectividade significativa e a transformação digital representam um desafio que exige paciência e coragem de todos os envolvidos para lidar com as brechas que surgem nessa nova realidade. 

Ela ressalta a importância de considerar as novas vulnerabilidades que afetam diferentes públicos nas relações de consumo, como idosos, crianças e adolescentes.

Na nova realidade, o consumidor fica exposto à vulnerabilidade digital, com seus dados armazenados em nuvem podendo ser cruzados de forma a identificá-lo, revelar seus hábitos de consumo e preferências. 

Cláudia defende a aprovação do Projeto de Lei 3.514, que atualiza o Código de Defesa do Consumidor de 1980 para fortalecer os direitos do consumidor em tempos de inovações tecnológicas.

O evento de transformação digital foi formado por mesas redondas. Nelas foram abordados vários assuntos, por diversas pessoas. Foi falado sobre a digitalização do consumidor e a necessidade de alfabetização digital, bem como a importância da conectividade significativa. Foram destacadas também as vulnerabilidades dos consumidores, especialmente os idosos, no uso de ferramentas digitais e o desafio do endividamento decorrente de ofertas de crédito remoto. 

Também foi abordado o desenvolvimento do mercado de telecomunicações e a proteção ao consumidor, com destaque para a importância da conectividade a custos baixos e do esforço integrado entre os diversos atores para ajudar o consumidor a desenvolver habilidades digitais. 

Foram discutidas também as dificuldades dos fornecedores em identificar os pontos de atrito com seus clientes no atendimento cada vez mais digitalizado.

Confira tudo que foi discutido no evento sobre transformação digital nos links abaixo:

Parte 1 – https://www.youtube.com/watch?v=7zXZdzQTZNg

Parte 2 – https://www.youtube.com/watch?v=BT0ffJXZJWQ

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários