27/04/2024

Nokia e Citymesh fazem rede de drones 5G para emergências

Drones 5G da Nokia e Citymesh revolucionam resposta a emergências na Bélgica com imagens aéreas precisas em tempo real.

A Nokia anunciou a assinatura de um contrato com a operadora belga Citymesh. O objetivo dessa parceria é fornecer uma solução inovadora para agilizar a resposta a situações de emergência na Bélgica: a plataforma Nokia Drone Networks, juntamente com 70 unidades do Drone-in-a-Box (DiaB).

Drone Nokia

Com a marca SENSE da Citymesh, esses 70 drones serão implantados em 35 zonas de emergência estrategicamente distribuídas por toda a Bélgica. A intenção é criar uma grade automatizada de drones 5G que seja capaz de informar e acelerar a mobilização de recursos em caso de necessidade.

Uma das principais vantagens dessa tecnologia é a velocidade com que as informações podem ser coletadas. Em até 15 minutos após uma chamada de emergência, os drones estarão no ar, prontos para fornecer dados precisos às equipes de primeiros socorros. Esse tempo reduzido garante que as equipes estejam completamente informadas e equipadas para enfrentar cada situação de forma eficiente.

Na Bélgica, os serviços de emergência costumam receber mais de dois milhões de chamadas por ano. No entanto, muitas vezes essas chamadas são incompletas, o que pode comprometer a eficiência da resposta. Com a implementação dos drones da Nokia, essa realidade está prestes a mudar. Os pilotos poderão operar os drones 24 horas por dia, 7 dias por semana, a partir de estações de ancoragem estrategicamente posicionadas em todo o país.

Essa parceria entre a Nokia e a Citymesh representa um avanço significativo no campo das telecomunicações e serviços de emergência. A implementação da rede de drones 5G proporcionará uma resposta mais rápida e eficaz em situações críticas, contribuindo para a segurança e bem-estar da população belga.

Equipados com tecnologia de ponta, os drones da Nokia e Citymesh estão prontos para enfrentar situações de emergência com precisão e eficiência. Cada uma das 70 unidades do Drone-in-a-Box (DiaB) é equipada com câmeras de alta definição e imagens térmicas aprimoradas por inteligência artificial.

Essas poderosas câmeras permitem que os drones capturem imagens aéreas em tempo real, oferecendo uma visão abrangente e detalhada das áreas afetadas. Desde nuvens de fumaça até parâmetros que indicam a presença de incêndios, os drones são capazes de identificar e transmitir essas informações vitais para os centros de controle em questão de minutos.

“A SENSE é um ótimo exemplo de como a tecnologia pode salvar vidas. Ficamos impressionados com nossa parceira com a Nokia pela conectividade wireless confiável e a excelente solução Drone-in-a-Box, que podemos personalizar para nossas necessidades específicas. Juntos, estamos tornando a Bélgica mais segura e provando o quão inovadores somos como nação”, disse Hans Similon, Diretor da Citymesh Safety Drone.

Além de Hans, Thomas Eder, Diretor de Soluções Incorporadas Wireless da Nokia, também comentou sobre a parceria de inovação e tecnologia:

“Estamos orgulhosos de sermos escolhidos pela Citymesh como o provedor da plataforma 5G Drone-in-a-Box para a SENSE. Nossa plataforma de drones conectados ao 5G é uma extensão lógica de nossa liderança na construção de redes sem fio em todo o país. A Nokia Drone Networks é um divisor de águas para eficiência operacional de socorristas e segurança de dados. Habilitado pelo Nokia MX Industrial Edge (MXIE), ele garante que os dados coletados sejam armazenados localmente e permaneçam sob controle das autoridades”.

A disponibilidade nacional do SENSE segue projetos-piloto da brigada de incêndio de Fluvia em Kortrijk, da Companhia do Aeroporto de Bruxelas, do Porto de Antuérpia-Bruges e da cidade de Genk, com o apoio do Federal Public Service Economy.

A solução Nokia Drone Networks se conecta a redes 4G e 5G públicas e privadas para aprimorar a consciência situacional de socorristas e outros profissionais. Os drones podem ser operados remotamente e estão em conformidade com os órgãos reguladores da aviação, como a EASA da Europa e a FAA dos Estados Unidos.

A plataforma é equipada com uma câmera dual gimbal, estação de ancoragem, processamento de dados por computação em borda e é suportada por uma estrutura de APIs abertas, que permite a integração de aplicativos de terceiros para expandir seus recursos para uma ampla gama de casos de uso.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários