27/04/2024

Mais de 400 cidades receberam liberação para uso do 5G; confira lista

Ministério das Comunicações anunciou a liberação do uso do rede 5G em diversas cidades pelo interior do Brasil.

Foram autorizadas a instalação da infraestrutura do 5G em mais 459 municípios de 23 estados, de acordo com a decisão tomada durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), ocorrida na quarta-feira (24). No total, 1.423 municípios já concluíram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz e estão prontos para implementar o serviço.

5G

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou:

“Estamos acompanhando de perto o processo de liberação da faixa para o 5G e a implementação dessa tecnologia em todo o país. Embora exista um cronograma para o leilão a ser seguido, vamos trabalhar em conjunto com as operadoras para antecipar essas entregas. Dessa forma, poderemos disponibilizar esse serviço de qualidade mais cedo para toda a sociedade brasileira.”

Com a decisão do Gaispi, as operadoras agora podem solicitar a implantação da infraestrutura de redes móveis de quinta geração nessas localidades. Estima-se que até o final deste semestre, aproximadamente 1,6 mil cidades tenham recebido a autorização para receber a infraestrutura da rede 5G.

Foram liberados um total de 109 municípios no estado de São Paulo, o maior número de liberações entre todos os estados. Em seguida, temos Rio Grande do Sul com 71, Santa Catarina com 55 e Paraná com 43. A lista continua com Minas Gerais (35), Paraíba (19), Alagoas (18), Ceará (16), Espírito Santo (14), Mato Grosso do Sul (14), Tocantins (14), Rio de Janeiro (10), Rio Grande do Norte (9), Maranhão (7), Pará (6), Bahia (4), Mato Grosso (3), Sergipe (3), Amapá (2), Goiás (2), Pernambuco (2), Piauí (2) e Roraima (1).

As autorizações são concedidas quando a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita é iniciada, passando das antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. Além disso, o edital do Leilão do 5G estabeleceu que as operadoras vencedoras devem investir na distribuição de kits de recepção para os cadastrados no CadÚnico, que é a lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

É importante ressaltar que a liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades. De acordo com o edital, os compromissos relacionados à instalação estão programados para vencer a partir de 2025. A implantação antecipada de estações do 5G nessas cidades dependerá do planejamento e interesse de cada operadora.

Confira aqui a lista completa de cidades por estados que já pode receber a infraestrutura para rede móvel 5G.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários