21/04/2024

SpaceX anuncia nova data para lançamento teste de foguete

Poderoso foguete da SpaceX deve ter nova data de lançamento de teste já que o último não foi realizado por falhas técnicas.

A SpaceX anunciou uma nova data para o lançamento teste da Starship. A companhia dona da Starlink, internet via satélite, revelou na última terça-feira, 18, que o maior foguete já desenvolvido para ir à Lua e Marte será testado no dia 20, quinta-feira.

spacex

O lançamento do foguete Starship, inicialmente programado para ocorrer na última segunda-feira (17), foi adiado devido a problemas técnicos. Consequentemente, os cientistas decidiram adiar o início da contagem regressiva para enviar o foguete ao espaço. 

A SpaceX, após cancelar o primeiro voo de teste do Starship no último minuto, definiu uma nova janela de decolagem. A decolagem está agendada para as 10h28 (horário de Brasília) e deve durar um pouco mais de uma hora, saindo da base espacial da SpaceX em Boca Chica, Texas, conhecida como Starbase. 

A detecção de um problema técnico em uma válvula de pressão forçou a SpaceX a adiar o lançamento do Starship, que estava originalmente agendado para as 13h20 GMT (10h20 no horário de Brasília). Elon Musk, o fundador da empresa, confirmou o adiamento devido a este imprevisto.

“Antecipamos um mínimo de 48 horas antes de podermos tentar este voo de teste novamente”, destacou um funcionário da SpaceX em um vídeo anúncio. 

Elon Musk explicou o adiamento 

A SpaceX planejou o lançamento da Starship, o foguete mais alto do mundo, para ocorrer às 9h15 desta segunda-feira, no horário de Brasília. No entanto, a decolagem foi adiada para as 10h20, pois a empresa estava abastecendo o estágio superior da nave. 

Elon Musk postou em seu perfil no Twitter que a carga de propelente criogênico estava em andamento, mas o lançamento não aconteceu no horário programado. Devido a um problema com a válvula de pressurização, o lançamento não pôde ocorrer, e Musk confirmou isso antes de encerrar a transmissão ao vivo do lançamento. A SpaceX também confirmou o problema posteriormente.

A SpaceX tem como foco fabricar sistemas aeroespaciais e transporte espacial. Além de comandar a Starlink, formada por uma constelação de satélites artificiais, a companhia envia foguetes para o espaço.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários