27/04/2024

Operadoras virtuais registram 3,6 milhões de celulares em 2022

Em relação ao ano anterior, onde registrou 2,5 milhões de linhas, as MVNOs tiveram crescimento de 44% no ano seguinte.

O número de celulares registrados nas linhas das operadoras móveis virtuais, as MVNOs, apresentou um crescimento de 44% em 2022, atingindo 3,6 milhões no final do ano contra 2,5 milhões registrados no ano anterior, de acordo com o portal Teleco.

O Brasil está entre o país com mais operadoras virtuais no mundo, sendo que a maior parte são credenciadas, que têm menos obrigações com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ano passado, do total de 134 MVNOs, 11 são autorizadas e 123 são credenciadas. Estas MVNOs autorizadas atuam como agregadoras das operadoras virtuais credenciadas e têm sido as responsáveis pelo número de credenciadas.

Diferente do processo feito em outros países, no Brasil, o foco inicial das operadoras virtuais foi voltado para o mercado B2B (business to business) de comunicação de dados entre máquinas (M2M), principalmente para Internet das Coisas (IoT), sendo que a participação dos terminais M2M no total dos celulares das MVNOs cresceu de 78,5% em 2021 para 84,1% em 2022.

Considerado o segmento M2M e smartphones, entre as MVNOs autorizadas que reportou o maior número de celulares foi a Arqia (Datora), com 2 milhões, seguida da Surf Telecom (719 mil) NTL (593 mil), TELECALL (251 mil) e América Net (156 mil).

Segundo o portal, o potencial de crescimento dos MVNOs no Brasil é grande. A quantidade de celulares das MVNOs representa 1,23% do total de celulares no país e está abaixo dos mais de 5% que se encontra em outros países. Já entre os terminais M2M para IoT, a participação das MVNOs é de 17,5%.

Credenciadas e autorizadas

As MVNOs autorizadas são prestadoras do Serviço Móvel Pessoal (SMP), mas não tem frequência. Embora tenha marca própria, opera por meio de compartilhamento de rede com as prestadoras tradicionais, como TIM, Vivo e Claro, através de acordo contratual previamente definido.

Já as credenciadas atuam como distribuidoras do serviço da autorizada a prestar os serviços das operadoras tradicionais, mas associadas a marca da MVNO. Enquanto a autorizada se relaciona diretamente com a Anatel, a credenciada se relaciona com a agência através da prestadora de origem.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários