21/04/2024

Operadoras 5G terão receita bilionária até 2027, diz relatório da Juniper Research

Oferta do serviço 5G é tendência no mundo todo graças a eficiência da rede e isso pode garantir lucros bilionários para as teles.

As operadoras 5G terão receita bilionária até 2027, segundo relatório da Juniper Research. A previsão diz que as teles devem faturar US$ 625 bilhões dentro deste prazo, isso graças a expansão da nova rede móvel, através do crescimento do uso da fibra óptica. 

5G

A consultoria espera que 80% dessa receita bilionária das empresas de telecomunicações venha do 5G. Só neste ano, já em 2023, essas devem faturar US$ 310 bilhões em todo o mundo. 

5G é galinha dos ovos de ouro da telecomunicação e por isso vai gerar faturamento bilionários

A Juniper, com este último relatório, afirma que o 5G segue sendo a tendência mais valiosa e poderosa do setor, afinal há muito lucro com essa tecnologia e a expectativa é que haja uma crescente disso. 

A consultoria destaca também que a implantação dos eSIMs (os chips virtuais para aparelhos celulares) fará com que o tráfego global de dados de smartphones aumente em mais de 180% no intervalo de 2023 a 2027. 

A participação da fibra ótica nesse setor

A fibra óptica já demonstrou ser uma ótima alternativa para as telecomunicações. Por diversos motivos ela facilita as comunicações e com o 5G não é diferente. A união da nova rede móvel com esse material é que vai facilitar a expansão da tecnologia por diversos lugares. 

Isso porque é a fibra óptica que consegue alimentar as torres de acesso ao 5G. 

Além disso, a fibra possibilita a chegada do sinal a locais remotos. Olhando para um lugar próximo, como a Amazônia, o melhor recurso para facilitar a conectividade tem sido os 1800 quilômetros de cabos instalados abaixo dos rios. 

O eletrotécnico Agenor Antonio Gomes, em entrevista ao Terra, confirma que a fibra é um dos melhores meios viáveis para a melhoria e crescimento das redes móveis. 

“Quando falamos hoje em 5G e 6G, a transmissão via antenas só é possível porque existem muitas rotas capilarizadas de fibras ópticas para alimentar as torres de 5G, ou seja, a tecnologia de fibra ótica acaba complementando as novas, sem contar com as transmissões intercontinentais, que possibilitam maior conexão e aumento de sua utilização em todo mundo”.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários