28/04/2024

Anatel vai acelerar expansão do 5G, diz Carlos Baigorri

Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, afirmou que o órgão tem novas estratégias para ativação do 5G no país.

A ampliação da cobertura 5G no Brasil deve ser adiantada, segundo o que afirmou o presidente da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, Carlos Baigorri. A nova rede de internet móvel está sendo implementada gradualmente no Brasil e já está em todas as capitais. 

5G

O presidente da agência reguladora falou sobre o assunto para o jornal O Globo e afirmou que o órgão vai adiantar a autorização da ativação do sinal do 5G em mais de mil cidades. 

A Anatel já autorizou que neste ano as operadoras passem a ofertar o serviço de internet 5G em cidades com mais de 500 mil habitantes. 

O que a agência fará agora é liberar que as provedoras de serviços de telecomunicações das cidades próximas a essas que já tem o sinal também recebam a nova internet, mesmo que tenham poucos habitantes. 

Porém, ainda é preciso fazer a limpeza de faixa de frequência, por causa do uso das antenas parabólicas antigas, que não podem estar no mesmo espaço que antenas de 5G, pois uma interfere no sinal da outra. 

“A gente está vendo um grande apetite por parte das empresas, elas estão implementando o 5G muito mais do que têm obrigação. Em vez de liberar só o município de 500 mil habitantes, fazermos uma abordagem por clusters. Então em todos aqueles municípios que fazem parte de um mesmo agrupamento, a gente vai liberar de uma vez”, disse Carlos Baigorri.

Se fosse seguir o cronograma oficial, as cidades com mais de 200 mil habitantes só teriam acesso ao 5G em 2026. Sendo que o calendário de expansão da nova rede pelo país estima que o processo vá pelo menos até 2030, quando deve atender todas as cidades com população com mais de 30 mil habitantes. 

“A gente vai liberar municípios que, pelo cronograma, só seriam liberados lá na frente, estendendo o uso da faixa para mil municípios neste ano, que é bem mais do que estava previsto no edital”, afirmou o presidente da Anatel.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários