27/02/2024

Dados de usuários do Twitter são expostos na dark web; rede social nega vazamento

Rede social de Elon Musk, o Twitter, alega que não houve nenhum alerta de vazamento de dados, portanto não há falhas no sistema.

É possível que os dados de 200 milhões de usuários do Twitter tenham sido vazados em um fórum da dark web (uma camada de internet invisível e por isso perigosa). O assunto tem repercutido nos últimos dias, afinal esse pode ser o segundo vazamento da rede social de Elon Musk em menos de um mês, pois aconteceu algo assim em dezembro. 

Segurança na internet

Para se defender, o Twitter disse que essas notícias são falsas, pois não há evidências que tenham informações dos seus usuários sendo vendidas, segundo o sistema de exploração de vulnerabilidades do sistema da rede social. 

A empresa alegou que tanto o rumor de agora, quanto o de dezembro, são vazamentos de dados que já estão disponíveis na rede por alguma fonte diferente. 

Em agosto de 2022, por exemplo, a rede social confirmou que aconteceu uma exposição indevida. Isso trouxe vulnerabilidade para os dados dos usuários, o que gerou a uma estimativa de 5,4 milhões de contas afetadas. 

O fato é que há dados do Twitter que foram vazados

Porém, sendo por questões de vulnerabilidade no Twitter ou não, há realmente um novo vazamento, segundo o blog Tilt, do site Uol, e há nomes, e-mails e perfis de usuários do twitter circulando por aí. 

Esse tipo de informação solta na internet pode ser cruzada por criminosos. E assim fica mais fácil a prática de diversos golpes através da rede. 

O site “Have I Been Pwned?” juntou os e-mails das contas que foram afetadas pelo último vazamento. Para consultar basta acessar o site, digitar o e-mail desejado e clicar em “Pwned”, o botão que fica à direita. 

Como esse é um site que reúne diversos vazamentos, tenha atenção a lista que ele pode liberar. O que for referente ao Twitter terá o passarinho da logo da rede social ao lado para identificar qual a origem da perda de dados. 

Como se proteger

Evitar clicar em links duvidosos, que não são seguros e trocar senhas com frequência, fazendo sempre uso de opções senhas fortes, são duas das principais formas de se manter longe desses vazamentos de dados e possíveis golpes e fraudes no futuro.

ViaUol
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários