16/04/2024

Levantamento revela as fraudes mais comuns por meio da telefonia móvel

Pesquisa aponta quais são os tipos de fraudes mais comuns que atingem consumidores da telefonia móvel no Brasil.

As empresas e os clientes estão cada vez mais se comunicando através de dispositivos digitais, como smartphones e computadores, devido aos avanços tecnológicos. No entanto, esse aumento na comunicação digital traz consigo a preocupação com novos tipos de fraudes.

Segundo dados da Cybersecurity Ventures, em todo o mundo, os prejuízos causados por crimes cibernéticos devem atingir a impressionante marca de US$ 8 trilhões este ano. Um dos cenários de risco é o mercado de mensagens A2P, que se refere a mensagens de texto comerciais ou profissionais enviadas de um aplicativo de negócios para um usuário de celular.

Nesse contexto, segundo Giovanna Dominiquini, Líder Regional de Crescimento da Infobip, plataforma global de comunicação em nuvem, é importante que tanto as empresas quanto os consumidores estejam atentos aos principais desafios de segurança no universo móvel. Para enfrentar esses desafios, as operadoras de redes móveis e as empresas desempenham um papel crucial. Eles devem ajudar seus clientes a se conscientizarem sobre as ameaças de fraude no ambiente de mensagens, bem como sobre a importância da segurança e da privacidade.

“É papel das operadoras de redes móveis e empresas ajudarem na conscientização de seus clientes sobre as fraudes no ambiente de mensagens, segurança e privacidade para manutenção de um bom relacionamento”.

5 fraudes mais comuns que afetam os usuários móveis no ecossistema de mensagens

Existem diversos tipos de fraudes que podem atingir o consumidor comum, mas há algumas que mais presentes. entre elas se destacam as seguintes:

  1. Tráfego Inflacionado Artificialmente: Isso ocorre quando bots geram solicitações de PIN falsas, resultando em custos indevidos, beneficiando fraudadores financeiramente.
  1. Flubot: Um malware que se espalha por SMS, levando os usuários a clicarem em links fraudulentos que infectam seus dispositivos com software malicioso.
  1. Smishing: É o phishing por SMS, onde criminosos enviam mensagens de texto para enganar as pessoas e obter informações confidenciais.
  1. Rotas Cinzentas: São caminhos que contornam os sistemas de cobrança das operadoras de celular, prejudicando suas receitas e deixando os usuários vulneráveis a riscos de segurança e privacidade.
  1. Spam: Mensagens eletrônicas não solicitadas que podem conter conteúdo comercial, mas também são usadas por criminosos para ataques e roubo de dados, tanto por e-mail quanto por SMS.

Como se proteger

50% dos consumidores brasileiros classificam a fraude móvel como seu maior medo, de acordo com o relatório Brazilian Consumer Expectations of Mobile App Security de 2023 da Appdome. Para o cidadão em geral, fica o alerta. Conhecer as fraudes citadas acima, entender melhor esse universo facilita para se desviar de possíveis fraudes. 

Já as empresas de telefonia móvel devem fazer parcerias com empresas confiáveis que enviam mensagens e que usem tecnologia de proteção avançada em suas redes para proteger as mensagens de empresas para pessoas.

Outras coisas que podem ajudar são pedir por mudanças nas regras para permitir que as companhias usem ferramentas de análise de conteúdo para proteger as pessoas de possíveis fraudes. A análise de conteúdo é importante para tornar as mensagens mais seguras e ao mesmo tempo garantir a privacidade das pessoas.

Por fim, para as empresas, é recomendado o uso de provedores de mensagens que tenham conexões diretas com as empresas de telefonia, protegendo a segurança e a privacidade dos consumidores por meio de plataformas de comunicação estabelecidas com infraestrutura global. 

“É perceptível o aumento constante dos ataques cibernéticos. Novas fraudes surgem com mais frequência e os usuários estão cada vez mais propensos a terem seus dados roubados e a perderem dinheiro — algo que também afeta a reputação das empresas. Se atentar aos tipos de fraudes mais comuns e frequentes, equipa os clientes a não caírem em golpes”, finaliza Giovanna. 

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