14/07/2024

MCom abre processo seletivo para Rádio Comunitárias em 19 estados

Várias cidades do interior do Brasil podem participar do processo seletivo para abrir novas Rádios Comunitárias.

As rádios comunitárias estão com espaço aberto. O Ministério das Comunicações, MCom, abriu seleção para prestação de serviços de Radiodifusão Comunitária, Radcom. A notícia saiu nesta quinta-feira, 01. O edital prevê 71 canais FM para 19 estados. 

Rádios

O Ministério das Comunicações fez uma lista com todos os municípios que vão ser contemplados. Confira a lista ao final da matéria. Porém, destacou em notícia que Bahia e São Paulo têm sete municípios cada, com isso são os estados com mais cidades a participar.

A instituição avisou também que as fundações e associações comunitárias sem fins lucrativos têm 60 dias para enviar a documentação necessária segundo modelo requisitado no edital que está disponível aqui.

Esse é o terceiro processo seletivo da Secretaria de Radiodifusão (Serad) que neste ano já conseguiu atingir 216 cidades no país. William Zambelli, diretor de Outorga e Pós-Outorga da secretaria de Radiodifusão, ressaltou que as rádios comunitárias ajudam na democratização de informação no país:

“A escolha das entidades para executar o serviço de radiodifusão comunitária nos canais disponíveis têm o papel fundamental de democratizar o acesso à informação no Brasil, além de levar cultura e entretenimento para a população.”

Como participar da seleção de rádios comunitárias

Para participar os interessados devem preencher o formulário eletrônico que está no Portal de Serviços do Governo Federal. É importante ingressar com a conta única, usada para acesso aos serviços eletrônicos através do Gov.br.

Qualquer pessoa física pode fazer a inscrição em nome da fundação ou associação comunitária. Só é preciso anexar os documentos que comprovam essa representação. E assim como todos os outros itens exigidos, o que prova a identidade de quem fez a inscrição também será avaliado pela Secretaria de Radiodifusão. 

Toda a inscrição deve ser feita de forma eletrônica, junto com o anexo dos documentos solicitados. Depois basta fazer a impressão do requerimento, colher a assinatura dos dirigentes para anexar à inscrição. 

Com o final do prazo de inscrições, quem estiver participando deve estar atento às notícias do portal do Ministério da Comunicação, para saber os próximos passos. 

E, por fim, veja neste link o documento com todas as cidades participantes desse processo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários