24/02/2024

Delay na Copa do Mundo? Saiba como evitar

Delay na Copa do Mundo é ruim demais, atrapalha a torcida e fica até chato assistir o jogo. Entenda mais sobre o assunto e veja como evitar.

O delay é algo que incomoda você e tem atrapalhado durante a Copa do Mundo? O atraso nas transmissões de televisão e internet é comum e atinge a todo mundo. Principalmente na hora de gritar gol, quando em cada casa sai em um tempo diferente. 

Televisão antiga falhando a transmissão

Veja nessa matéria mais detalhes sobre os delays de cada transmissão, como lidar e até mesmo como tentar solucionar essa questão para que não atrapalhe na sua hora de assistir aos jogos da Copa do Mundo no Catar. 

Tempo de delay e o motivo dele acontecer 

TV por assinatura apresenta por volta de dois a três segundos de atraso em comparação com a televisão digital. Porém, os canais fechados via antena tradicional são mais rápidos do que os que são transmitidos via internet, em aplicativos. Nesses últimos o atraso pode ser de até 25 segundos!

Em entrevista para o site do Jornal o Globo, Guilherme Temporão, professor do Centro de Estudos em Telecomunicações (Cetuc) da PUC-Rio, explicou que o atraso nesses casos é um problema das diferentes recepções de sinais que existem. 

Por exemplo, as transmissões de rádio tendem a ter menos delay, enquanto as televisões aumentam um pouco e a internet é campeã, com mais de 20 segundos de atraso na recepção. 

Com isso, em uma vizinhança, fica difícil uniformizar o momento de gritar gol, por exemplo. Em cada casa há uma recepção diferente de sinal: tem gente na TV aberta, outros na TV fechada e mais alguns na internet. Certamente alguém vai saber do gol pelos vizinhos. 

O especialista ouvido pelo O Globo dá a dica: prefira sempre a TV aberta. Assim o risco de ter spoiler pelos vizinhos é muito menor:

“Tem o sinal da televisão digital, que era a antiga TV analógica. E esse sinal normalmente se propaga pela atmosfera por uma antena. E, em geral, o tempo que este sinal demora para chegar no receptor da pessoa que está assistindo ao jogo é o mais curto que tem. É o sinal de radiodifusão, em que o sinal vai para uma antena e esta rebate o sinal para todos ao mesmo tempo — ensina Temporão, que lembra que os assinantes de TV por assinatura também podem receber o sinal por antena ou cabo, sem prejuízo de tempo. — Mas, sim, a TV aberta, geralmente, é a mais rápida. O tempo de chegada do sinal pela atmosfera é o mais eficiente.”

Recentemente a Claro anunciou parceria com o canal SporTV, da Globo, para diminuir o delay em todas as transmissões. Porém, o que sai via internet é sempre mais prejudicado, pois além das questões fora do alcance do usuário, a qualidade da internet contratada influencia muito. 

Finalmente: qual a solução para o delay na Copa do Mundo?

Primeiro de tudo: prefira a televisão aberta ou até mesmo o rádio. Eles são os mais rápidos na entrega de sinal. Com eles você sempre será o primeiro a saber do gol! 

Por último: evite a internet. Esse tipo de transmissão tem o maior atraso e se o seu sinal foi de uma internet móvel com baixa franquia de dados ou simplesmente estiver num lugar ruim para captar a conexão, você vai sofrer bastante. 

E no meio termo disso tudo tem a TV fechada. Ela tem uma qualidade mais limpa, afinal não tem interferências de avião, por exemplo. Porém, tá sempre atrás da TV aberta.

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários