25/04/2024

Zero delay? Claro e Globo investem em Copa do Mundo sem atraso na internet

Delay nas transmissões para internet é algo comum, mas Globo e Claro estão trabalhando para diminuir isso na Copa do Mundo.

Copa do Mundo sem delay na internet? Claro e Globo estão investindo nisso! As duas empresas, que já estão com parceria para melhorar a acessibilidade na transmissão dos jogos, agora estão com a missão de reduzir o atraso que há para quem assiste as exibições na internet. 

Copa do Mundo 2022 no Catar

A Copa do Mundo da Fifa, que acontece no Catar, estreia neste domingo, 20, com o jogo Catar X Equador. Haverá transmissão gratuita na internet, porém, qualquer exibição ao vivo conta com um atraso na reprodução na internet. São alguns segundos, mas isso pode atrapalhar a experiência do usuário. 

Há o investimento contra o delay na Copa do Mundo, mas é uma questão complicada

Segundo a Rede Globo, que é a emissora com direitos exclusivos de exibição do mundial na TV, esse atraso, ou delay, que acontece no streaming ao vivo acontece por vários motivos. Muitos deles não são facilmente ajustáveis nem podem ser controlados pela emissora. A internet do usuário, por exemplo, conta muito nessa questão:

“O atraso no streaming ao vivo pela internet depende de diversos fatores, muitos dos quais não estão no controle da Globo, e sua intensidade pode variar de acordo com o dispositivo onde o consumo está ocorrendo e com as condições de rede local do usuário, da sua operadora, do serviço de streaming e, no caso das transmissões por TV paga, de seus provedores”

Porém, a empresa investiu em novidades para ao menos diminuir esse problema. Eles trabalharam na arquitetura de rede e em expandir a quantidade de servidores para os usuários. Em linhas gerais, isso facilita a chegada do sinal da transmissão ao vivo pela internet. 

Embora essa seja uma melhoria, a Globo explica também que não tem como acabar com delay. Veja o que a empresa explica sobre esse ponto:

 “Esses diversos servidores conversam entre si, em uma arquitetura multicamadas, de forma a minimizar a distância do usuário até o conteúdo. Um ponto muito importante que deve ser levado em consideração é que o Globoplay é uma plataforma que atende milhões de usuários e é necessário garantir um equilíbrio entre segurança operacional e performance/delay, de modo a permitir que todos os nossos consumidores tenham acesso de qualidade aos conteúdos.”

A Claro tem trabalhado no mesmo propósito

A Claro também tem feito investimentos. Não vai mais ter delay em relação ao sinal da TV fechada e aberta. Já em relação a reprodução na internet, para assistir a Copa do Mundo 2022, depende de alguns fatores. 

No TV Box Claro+ será de no máximo 10 segundos, mas quem usa o Claro tv+, sem a banda larga da operadora, vai contar com um atraso de 40 segundos. Quem explicou esses detalhes foi Alessandro Maluf, diretor de produtos de vídeo da Claro, para o site Tele.Síntese.

A operadora afirma também estar investindo na causa, para evitar os atrasos na transmissão ao vivo pela internet. Já tem conseguido, mas assim como a Globo, lembra que fatores que não dependem só deles. Como por exemplo a questão da qualidade da internet que é usada pelo usuário. 

A Globo e SporTV exibem todos os jogos do mundial, de acordo com a agenda da Copa, incluindo nos aplicativos da Claro. E o Globoplay também fará exibição, sendo que o ao vivo é gratuito para qualquer assinante. Confira aqui como assistir a transmissão dos jogos.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários