30/04/2024

1ª transmissão 5G ao vivo da Globo usou 340 GB da rede TIM

Operadora aproveitou a transmissão do Rock in Rio feita pela emissora para entender o volume de dados de uma câmera com a tecnologia.

Com a chegada do 5G no Brasil, um mundo de oportunidades abriu para os mais diversos setores da sociedade, uma delas foi a transmissão via internet com maior qualidade e velocidade. A Globo, entre os dias 2 e 11 de setembro, realizou a primeira transmissão ao vivo em TV aberta brasileira, durante a edição do Rock in Rio 2022.

Para transmitir o evento, a emissora usou a rede 5G no espectro 3,5 GHz. Durante os sete dias do festival, foram usados quatro câmera sem fio utilizando 3450 Mb de dados da operadora TIM, sendo que cada um usou 17 GB por dia. Com o experimento, fica comprovado que a tecnologia tem capacidade de realizar tal transmissão e ser aproveitada por outros conglomerados de mídia.

Nesta terça-feira 29, Francisco Peres, gerente do departamento de estratégia e licenciamento de telecom da Globo, no MPN Fórum, evento realizado por Mobile Time em São Paulo, afirmou que a TIM aproveitou a oportunidade para buscar e testar um modelo de negócio.

“A operadora deixou um pacote de dados totalmente livre (para o teste). Eles queriam saber qual é o nosso limite, porque no final das contas, todo mundo está em busca de um modelo de negócio. A operadora quer entender qual é o volume de dados de uma câmera com 5G. Até então isso não havia sido feito, então, era um dado que todo mundo estava querendo naquele momento”.

Os testes realizados pela Globo, serviram para avaliar o comportamento das conexões do 5G, as taxas obtidas e sua estabilidade, de acordo com Peres. Durante a transmissão do Rock in Rio, as quatro câmeras transmitiram os sinais simultaneamente, com alta qualidade.

Francisco Peres contou que quis tentar um uplink em velocidade mais alta, com o intuito de testar o limite da conexão, mas a equipe de produção já estava satisfeita com o material naquela taxa. No Rock in Rio, cada mochilink alcançou uma taxa de 10 Mbps de upload na rede 5G, o suficiente para transmissões desse tipo.

Para fazer a transmissão 5G ao vivo, a Globo usou quatro “mochilinks”, mochilas que foram carregadas por cinegrafistas com o equipamento móvel de transmissão de dados e câmeras sem fio. Nelas tinham modems de conexão com a rede móvel, Wi-Fi, Ethernet, além de encoders de áudio e vídeo e o chip móvel.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários