27/04/2024

Empresas usam mais do 5G do que a população comum, dizem empresários

Empresários falaram sobre uso do 5G em empresas durante a Futurecom 2022. A rede de internet móvel foi uma das pautas.

As empresas devem se beneficiar melhor do 5G antes da população comum, estimam empresários que se reuniram na Futurecom 2022. O evento acontece desde o dia 18 de outubro de vai até o dia 20 do mesmo mês. Nele, pessoas da área da comunicação de tecnologia se reúnem para falar sobre o crescimento do setor. 

Empresas

Quem falou sobre o uso do 5G ser melhor aproveitado pelas empresas, antes mesmo do que os consumidores, foi Ari Lopes, gestor Sênior da consultoria de tecnologia Omdia. 

Para os empresários, as empresas devem largar na frente no quesito bom uso do 5G, pois elas vão conseguir formas mais concretas de monetização. A rede de internet 5G consegue ser mais rentável em um relação B2B, ou seja, de empresa para empresa. 

Outros empresários falaram sobre o 5G para empresas

Rodrigo Dienstmann, presidente da Ericsson na América do Sul, também falou sobre o assunto. Para ele, um dos pilares do 5G é a monetização do universo corporativo. Além desse há mais dois: implementação de rede e modelos de negócios para o consumidor. 

O executivo da Ericsson disse que é grande o volume do 5G sendo testado em empresas. Seja em fábricas, robôs que monitoram produções, veículos automatizados em minas e muito mais. São todos casos em que a rede móvel foi uma solução por causa da alta velocidade e baixa latência que impactam positivamente na boa produtividade. 

Já para a população geral, o consumidor final, ainda existem desafios até que ele consiga usufruir dos benefícios da nova rede. Os executivos citaram alguns exemplos de situações que ainda não estão concretas para o público geral: internet das coisas, melhor infraestrutura de conectividade, metaverso, realidade aumentada e etc. 

Para o representante da Ericsson os benefícios para o consumidor ainda precisam se desenvolver. E para isso é preciso aumentar a quantidade de dispositivos que têm acesso ao 5G e convencer ao consumidor a pagar a mais pelo serviço. 

O CTO da Nokia na América Latina, Wilson Cardoso, também esteve presente e disse que o consenso é que o 5G foi feito para conexão de máquinas em primeiro lugar e depois para servir o consumidor final.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários