27/04/2024

Primeiros usuários do 5G já passam 50% do tempo conectados à rede, aponta estudo

Relatório ‘5G: The Next Wave’ da Ericsson ConsumerLab, estima que 30% dos consumidores pretendem contratar um plano 5G no próximo ano.

Segundo um estudo da Ericsson ConsumerLab, braço especializado em comportamento do consumidor da fabricante de equipamentos de telecomunicações, cerca de 70% dos usuários de smartphones planejam fazer a migração para o 5G nos próximos 12 meses.

Embora esteja no início, o Brasil já conta com a tecnologia disponível em todas as capitais, sendo que 32% dos primeiros usuários apontam que passam mais de 50% do seu tempo conectados ao 5G.

É possível que em breve, as regiões metropolitanas e cidades com mais de 500 mil habitantes, também contarão com a rede, uma vez que a Anatel já está trabalhando, junto com a Siga Antenado, para fazer a limpeza da faixa de 3,5 GHz com a distribuição do kit gratuito da antena digital.

O estudo também aponta que mais da metade dos pioneiros do 5G no Brasil utilizam mais de três serviços digitais na atualidade. No entanto, seis em cada dez consumidores móveis querem recursos personalizados para necessidades específicas de planos 5G.

A tecnologia 5G, com sua capacidade de conectividade simultânea em vários dispositivos, sua alta velocidade e baixa latência, estimula o acesso a vídeos, jogos em nuvem e software de realidade aumentada. Ou seja, quando o seu uso se tornar massivo, será possível a estabilização do metaverso no futuro.

Ainda de acordo com a pesquisa, no Brasil, 54% dos usuários de 4G falam que pretendem passar a usar ou irão aumentar o uso de aplicativos de realidade aumentada, assim que estiverem à sua disposição um plano de dados 5G.

No relatório “5G: The Next Wave” (5G: a próxima onda, em tradução livre), que foi feito com mais de 49 mil consumidores em 37 países, 30% dos consumidores (cerca de 510 milhões de pessoas), afirmaram que pretendem contratar um plano 5G no próximo ano.

O da Ericsson ConsumerLab também explica que os que já acessam a rede 5G passam, em média, uma hora a mais por semana em serviços relacionados ao metaverso, como jogos eletrônicos, compras virtuais e aplicativos de socialização, do que usuários da frequência 4G. O tempo que passam consumidores de vídeos deve crescer em duas horas até 2025, segundo o relatório.

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