10/04/2024

13 maneiras de como economizar a bateria do celular

Há diversas formas de fazer com que a bateria do seu celular descarregue mais lentamente. Confira a lista que preparamos.

Se a bateria do seu celular descarrega muito rápido, saiba que há vários truques que podem fazer a bateria durar mais, principalmente quando você estiver ou for para algum lugar onde o acesso a um carregador seja difícil. Preparamos uma lista de medidas de como economizar a bateria do celular.

1 – Ativar modo de economia de energia

A primeira ação que pode prolongar o carregamento da bateria do celular é ativar o modo de economia de energia. Nesse modo, o aparelho coloca em operação ajuste automáticos que fazem a bateria durar mais, como limitação da velocidade do processador e brilho de tela.

Para fazer isso, nos aparelhos Android, basta ir na opção que pode ser encontrada ao abrir a área de “Configurações” e, então, a de “Economia de bateria”. No iPhone, acesse “Ajustes” e, depois, escolha “Modo de pouca energia”.

2 – Diminuir brilho de tela

Talvez a mais eficaz de todas de como economizar a bateria do celular, é evitar deixar a iluminação do aparelho em nível máximo, especialmente em ambientes com pouca luminosidade, além de prolongar o carregamento do celular, pode comprometer menos a visão, especialmente pessoas que tem problema com claridade.

Para isso, no Android, o brilho pode ser controlado pelas “Configurações” ou pela área de notificações que é exibida ao deslizar o dedo do topo da tela para baixo. No iPhone, pode ser feito pela “Central de Controle” ou pela seção de “Ajustes”.

3 – Ativar modo escuro ou noturno

Ao ativar o modo escuro ou noturno, a luz de fundo do celular é desativada, a pena luminosidade nos elementos necessários, poupando assim a energia da bateria que é usada para manter a luz de fundo branco, pois ela é substituída por uma tela preta sem brilho. Neste modo, somente módulos principais, como fotos, botões e comentários recebem luminosidade.

Como economizar a bateria do celular no Android, o “Modo noturno” pode ser acessado nas “Configurações”. Já no iPhone, o procedimento está em “Ajustes”.

4 – Reduzir o tempo de tela ligada

Se você não estiver usando o aparelho, manter o celular ligado por muito tempo irá consumir bastante energia. Por isso, a recomendação para reduzir o consumo é evitar longas sessões com a tela ativa.

Em casos em que não seja necessário a tela ligada por muito tempo, como assistir vídeos longos em streaming ou YouTube, habilite o desligamento da tempo para segundos.

5 – Fechar aplicativos em segundo plano

Além de causar a sobrecarga na memória do celular, ter muitos aplicativos abertos consome o pacote de dados e a bateria. Ou seja, fechar aqueles que não estão em uso no momento, pode reduzir o tempo de carregamento da sua bateria, já o costume é um grande inimigo da saúde da bateria.

Por isso, evite deixar muitos aplicativos abertos. Para fazer isso, em celulares Android, toque no quadrado que aparece na parte inferior da tela e, depois, selecione a opção “Fechar tudo”. No iPhone, o fechamento acontece ao arrastar a tela para cima e, em seguida, arrastar as janelas dos apps para cima.

6 – Ativar o Modo Avião

Passe a usar com frequência o Modo Avião do seu aparelho. Essa é uma das dicas de como economizar a bateria do celular que via além do seu uso dentro de um avião. Ele é um recurso que desabilita a conexão da rede dados e da rede móvel, que são uns dos maiores consumidores de bateria.

No entanto, é medida bem extrema, pois ele permite que o usuário receba mensagens e até ligações. Mas se estiver em um momento crítico de bateria, é a opção perfeita para o caso. Para ativar nos aparelhos Android, o “Modo avião” está na tela de notificações ou em “Configurações”, enquanto no iPhone, está em “Ajustes” ou “Central de Controle”.

7 – Desativar acessos a localização

Alguns aplicativos, como mapas, costumam coletar dados de localização a todo instante, esse tipo de processamento consome muita energia, causando o descarregamento mais rápido da bateria. Além de desativar esses acesso, o usuário também pode verificar os aplicativos que estão usando-o, e se possível, desativar a coleta dessas informações.

Nos aparelhos Android, isso pode ser feito ao acessar “Configurações” e, então, “Aplicativos”. Já no iPhone, basta entrar em “Ajustes” e depois em “Privacidade”.

8 – Desativar o Bluetooth

O Bluetooth é outro recurso como economizar a bateria do celular. Por isso, sempre que não estiver usando, desative a conexão automática via Bluetooth. Isto porque, o recurso está o tempo todo buscando outro dispositivo para parear. Ou seja, está em constante funcionamento sobrecarregando o celular e consumindo o carregamento da bateria.

Nesse aspecto vale também para outras funções do celular, como os dados móveis. como já mencionamos, os dados móveis consome muita energia, então quando estiver conectado a uma rede e WiFi, desative-o, porque o aparelho procura por conexões disponíveis.

9 – Desativar atualizações automáticas de softwares

Essa é uma medida que além de evitar o consumo desnecessário de bateria, ainda evita que seu dados de internet sejam usados desproporcionalmente, pois muitos aplicativos são atualizados frequentes pelos seus criadores, e deixa essa ferramenta ativada, sempre que aparecer uma nova versão do software, automaticamente será feito a atualização, sem que o usuário se que aprove.

10 – Desligar modo vibração

O modo silêncio do celular é algo que muitas pessoas usam quando querem ser incomodadas, seja para evitar incômodo constante de cons de notificações ou evitar ligações, mas é algo bem simples que consome a energia da bateria do celular.

Isto porque, o modo vibração pode ser um inimigo do carregamento da sua bateria, já que a constante vibração do aparelho também consome bastante energia.

11 – Evitar uso de widgets e papéis de parede animados

Sabemos que personalizar a tela inicial do celular é muito legal, mas também consome muito recurso do aparelho, e consequentemente, mais bateria. Por isso, prefira interface mais simples e tente não usar widgets e papéis de parede animados.

Além disso, os widgets costumam usar dados da internet para se manterem utilizando. Ou seja, além de economia na bateria, evita gastar toda franquia do pacote de dados móveis.

12 – Evitar ter várias contas

Manter apenas uma conta ativa no celular ajuda muito na economia de energia, pois assim como os aplicativos secundários, contas secundárias exigem mais recursos do celular e gastar mais bateria. Além de que o aparelho irá mostrar notificações e sincroniza dados em segundo plano.

13 – Cuidar da vida útil da bateria

Esta é a mais importante dica de como economizar a bateria do celular. Se o usuário não tiver cuidado com a bateria, nenhuma das dicas citadas acima terão muito efeito. Confira as maneiras para prolongar a vida útil da bateria:

  • Evitar ao máximo fazer uso do aparelho enquanto ele estiver na tomada carregando;
  • Carregar apenas quando a bateria estiver totalmente descarregada ou níveis bem baixos;
  • Se o aparelho estiver quente demais, desligue-o até que a temperatura volte ao normal;
  • Evitar fazer uso de carregadores e acessórios que não são originais do aparelho.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários