30/04/2024

União Europeia quer taxar empresas de tecnologia dos EUA

Bloco econômico entende que as empresas de tecnologia dos Estados Unidos, que estão na Europa, precisam custear parte do tráfego de internet.

A União Europeia fará consulta sobre grandes empresas de tecnologia contribuírem com custos de telecomunicação. Esse é um desejo antigo das operadoras de lá. As empresas querem, e pressionam, que companhias como Alphabet (que comanda o Google), Meta (dona do Facebook, WhatsApp e Instagram) e Netflix (todas estadunidenses), paguem algo, já que, segundo as operadoras, essas companhias usam grande parte do tráfego da internet da UE.

tecnologia

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 16, através de Thierry Breton, representante de telecomunicações da UE. Ele disse que essa questão de participação justa das empresas de tecnologia dos Estados Unidos nos custos das telecomunicações da Europa e na infraestrutura da internet, fará parte de uma grande consulta que deve envolver, no futuro até o metaverso. 

O consumo de internet por parte das empresas estadunidenses

Durante o mês de maio, o grupo de operadoras de telecomunicações europeias, o ETNO, publicou um relatório onde consta que mais da metade do tráfego de rede global é das empresas: Google (Alphabet), Facebook (Meta), Netflix, Apple, Amazon e Microsoft. 

As empresas, por sua vez, alegam que essa contribuição vai contra a neutralidade de rede, que os provedores de internet devem permitir o acesso aos conteúdos independente da fonte. 

Já os provedores de internet dizem que as empresas em questão têm interesses que conflitam com os serviços de voz, TV e exploração de rede. 

Sobre a consulta e a UE

A consulta será lançada em 2023, durante o primeiro trimestre do ano, e deve levar de cinco a seis meses para ser concluída, afirmou Breton. Depois disso, as propostas da Comissão Europeia serão incorporadas ao processo. 

As informações foram divulgadas pela Reuters, direto de Paris/Bruxelas. Os membros atuais do bloco econômico da União Europeia são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia.

ViaUOL
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários