28/04/2024

Google e Meta são multadas por coletar dados de usuários na Coreia do Sul

Ambas sanções foram aplicadas pela Comissão de Proteção de Informações Pessoais da Coreia do Sul por uso inadequado de dados de usuários.

O Google e Meta (antigo Facebook) se envolveram em mais um problema relacionado à proteção de dados. Dessa vez foi na Coreia do Sul, onde as duas empresas foram multadas pela Comissão de Proteção de Informações Pessoais por violarem as leis de privacidade do país, ao coletar dados pessoais de usuários para anúncios personalizados.

Em outras palavras, as duas empresas foram multadas por coletar e usar dados pessoais sem o consentimento dos usuários para publicidade direcionada e outros fins.

Com isso, a dona das redes sociais Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp, foi autuada em uma multa de cerca de 44 milhões de dólares (cerca de R$ 227 milhões), enquanto que o Google foi autuado em US$ 50 milhões, o que representa aproximadamente 258 milhões de reais.

A comissão da Coreia do Sul também ordenou que a Meta e o Google deixem “com facilidade e clareza” o entendimento dos usuários sobre os direitos de suas informações pessoais. Segundo a comissão, não houve esclarecimento adequado por parte do Google sobre as informações pessoais coletadas em sua página de inscrição de conta. Toda a gama de opções para armazenamento e uso de dados pessoais foi ocultada e a opção padrão de consentimento foi definida como “concordar” desde pelo menos junho de 2016, ainda segundo o órgão.

Essa preocupação da Comissão de Proteção de Informações Pessoais com a página de inscrição de nova conta do Facebook vem desde pelo menos julho de 2018, onde a empresa não cumpre adequadamente com os conformes exigidos pelas leis de privacidade locais. Ou seja, não divulgou como os dados dos usuários podem ser usados, fornecendo apenas uma longa página de informações sobre suas políticas de uma forma que é difícil para os usuários compreenderem, disse a comissão.

As penalidades aplicadas à Meta e ao Google são parte de esforços regulatórios do país para reivindicar os direitos dos usuários diante da privacidade digital contra a coleta e uso uso de dados pessoais por grandes empresas para publicidade e outros serviços.

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