23/04/2024

MP-BA e Anatel discutem qualidade de telefonia móvel no estado

Ministério Público da Bahia e Anatel conversaram sobre os impactos do 5G na qualidade do serviço de telefonia móvel no estado.

Através do Ceacon, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Consumidor, o Ministério Público da Bahia participou de uma reunião com a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, na última quarta-feira, 31. Na ocasião as instituições tratam da qualidade do serviço de internet de banda larga e telefonia móvel no estado da Bahia. 

Reunião do MPBA com Anatel sobre telefonia móvel

O Ministério Público deve acompanhar as mudanças que a ativação da internet 5G trouxe para Salvador e deve impactar nas outras cidades conforme houver a expansão do sinal.

Segundo o promotor de Justiça Solon Dias, que é coordenador do Ceacon, a reunião aconteceu por conta do Projeto Conexão Consumidor (iniciado pelo Ministério Público da Bahia). Esse programa visa promover, junto às agências e aos órgãos públicos reguladores e de fiscalização, ações como essas, que ajudam a intervir em serviços prestados, tanto em ambiente municipal quanto no estadual. 

De acordo com a gerente do Projeto, Milena Pimenta, essa reunião foi uma oportunidade de aproximação com a Anatel. Além de uma forma de entender melhor as discussões sobre esse assunto, ajudando na reavaliação da metodologia do projeto, para impactar na ampliação de extração de dados do Ministério Público. 

Além da equipe do Ceacon, esteve também na reunião o gerente regional da Anatel, Fábio Lago, o assessor técnico Jorgean Leal, e o coordenador de fiscalização David Barreto. 

Sobre o 5G na Bahia

A nova tecnologia de internet chegou a Salvador no dia 16 de agosto, com 193 antenas instaladas. Inicialmente a cobertura chegou aos seguintes bairros da capital, com as três principais operadoras (Claro, Vivo e TIM): Barra, Caminho das Árvores, Campo Grande, Candeal, Canela, Chame-Chame, Federação, Graça, Horto Florestal, Itaigara, Jardim Apipema, Ondina, Parque Bela Vista, Pituba e Politeama.

A Anatel estabeleceu para as operadoras de telefonia móvel que deve haver uma estação de 51g a cada 100 mil habitantes. Mas de acordo com a própria Agência esse limite já foi ultrapassado em Salvador. 

Ainda não há datas para a ampliação do 5G por todo o estado, mas a Anatel garantiu que até final de setembro todas as capitais do Brasil terão a ativação do 5G.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários