22/04/2024

‘5G é caro para a indústria’, diz ABDI

Para ABDI o acesso do setor industrial para o 5G tem um custo benefício nada atrativo, mas acredita que logo isso vai melhorar.

Para a ABDI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, o 5G é uma tecnologia cara para o setor industrial do Brasil. A informação foi dada por Marcela Carvalho, assessora da presidência da ABDI, durante o Painel Telebrasil Talks, que aconteceu na terça-feira, 20. 

ABDI

Segundo Marcela, não há um custo benefício interessante dessa tecnologia de internet para a indústria. Mas, além disso, ela também apontou soluções para melhorar esse ponto e tornar o 5G mais atrativo para o setor. 

Ela afirmou que o 5G é caro. Por isso, fizeram um relatório mostrando a relação de custos com a implantação da rede. Disse também que acredita que com o avanço da tecnologia haverá menos custos. 

“Na questão de custo benefício, a rede 5G ainda é uma rede cara. Nisso, o relatório que fizemos traz uma ideia de queda de custos para a implantação do 5G. Acreditamos que com a escala e a evolução tecnológica, poderemos ter redução de custos”

Relatório da ABDI sobre o 5G

O relatório ainda será lançado, mas Marcela Carvalho avisou que no documento constam resultados de testes que a ABDI fez junto com a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, em plantas industriais. Segundo ela, os resultados são significativos, pois mostram como a indústria melhora alguns resultados utilizando o 5G. 

A assessora afirmou que a instituição enxerga o 5G como uma tecnologia disruptiva, agregadora e que vai ajudar na implantação da indústria 4.0. Porém, disse que sabe que a vertical de indústria vai capturar R$ 230 bilhões com o 5G, mas não se pode dizer quais soluções serão essas. 

Ela falou também que, além do 5G, aposta muito na realidade virtual imersiva e em outras tecnologias ligadas à área da robótica. 

“A vertical da indústria vai capturar R$ 230 bilhões com a implementação do 5G. Mas ainda não sabemos que soluções são essas. Mas nós apostamos muito na realidade virtual imersiva, em robótica, etc. Enxergamos o 5G como uma tecnologia disruptiva, agregadora, que vai trazer para a realidade a indústria 4.0.”

A ABDI acredita que é a implantação do digital na indústria que vai transformar esse setor em uma área mais competitiva. Porém, eles sabem que é necessário investir em capacitação de mão-de-obra e ampliar a infraestrutura de telecomunicações. 

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários