19/06/2024

4 dicas para aumentar a velocidade do seu celular

O país onde as pessoas mais passam tempo no celular é o Brasil, junto com a Indonésia e a Coreia do Sul, de acordo com o Relatório da State of Mobile 2022. A pesquisa afirma que os brasileiros passam, em média, 5 horas por dia utilizando o smartphone, um recorde global. E toda essa movimentação pede aparelhos cada vez mais seguros e rápidos, que atendam às necessidades dos usuários.

Quando se fala em maior velocidade no celular, já imaginamos comprar pacotes com internet 5G, a mais potente e veloz, recém-chegada ao Brasil. Mas a verdade é que existem medidas práticas que podemos tomar ao utilizar os nossos aparelhos para deixá-los mais rápidos. Abaixo veremos algumas delas.

Fonte: Unsplash

Mantenha o celular atualizado

Utilizado para os mais diversos objetivos, é importante manter o seu celular com a última atualização do software, de maneira a garantir não só a sua velocidade, mas também a segurança dos dados. Essa instalação pode demorar alguns minutos e, por isso, muitas pessoas tendem a adiá-la, mas é essencial para melhorar a segurança e corrigir algumas falhas relacionadas ao desempenho do sistema.

Esta dica vale para todos os usuários de smartphone, mas sobretudo para aqueles que o utilizam como ferramenta de trabalho e negócios. Por isso, desde apps de definição de tarefas, ideais para gestores que desenvolvem projetos em equipe e procuram um recurso colaborativo, passando por aplicativos de corretoras de forex, os quais disponibilizam plataformas para que os investidores negociem pares de moedas no mercado financeiro, até apps que ajudam na organização e no rendimento da produtividade, é imprescindível que o sistema do celular esteja em dia para garantir um desempenho eficiente.

Assim, independentemente do seu sistema operacional, esteja atento à atualização de software do smartphone, o que lhe permite trabalhar sem entraves enquanto protege as suas informações.

Mantenha apenas os apps que você utiliza

Às vezes baixamos aplicativos para uma situação específica ou apenas por curiosidade e esquecemos de excluí-los. Quando mantemos estes apps sem utilidade no nosso celular, eles ocupam espaço no aparelho e, além disso, a atualização automática de cada um deles demanda uso de dados e memória. Por isso mesmo é importante manter instalados apenas os apps que você realmente utiliza, de forma a tornar o celular mais rápido e leve.

Fonte: Unsplash

Backup de arquivos pesados

Nos celulares Android você pode criar uma conta no Google Fotos, que salva todas as suas imagens e álbuns na nuvem. O acesso ao app é muito simples: basta apenas ter uma conta Gmail. Já nos smartphones com sistema operacional IOS, as fotos ficam salvas automaticamente no Icloud e por lá mesmo você pode realizar o seu backup.

Independentemente do sistema, o backup é a forma mais fácil de aumentar a velocidade do seu celular sem gastar nada a mais para isso. Desse modo, você elimina os arquivos pesados que estavam impossibilitando o carregamento de outros mais importantes.

Limpe os dados em cache

O cache é o local onde ficam os arquivos temporários do seu smartphone –normalmente imagens, scripts de sites e outras informações que o dispositivo arquiva para que o usuário tenha acesso mais rápido quando quiser abri-las novamente. Contudo, o acúmulo desses dados limita o espaço de armazenamento e deixa o aparelho mais lento. É importante, por isso, reservar um tempo para limpar os dados do cache.

Com essas dicas você irá conseguir liberar o armazenamento do seu smartphone e terá espaço suficiente para utilizar os seus arquivos e aplicativos importantes de uma forma mais prática e com maior velocidade. Experimente.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários