19/04/2024

Ativação do 5G em todas as capitais pode ser prorrogada novamente

Até o momento, somente 5 cidades já contam com a nova rede ativada: Distrito Federal, São Paulo, Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre.

De acordo com o vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e presidente do Gaispi, grupo que supervisiona a limpeza do espectro de 3,5 GHz, Moisés Moreira, o trabalho da Siga Antenado pode não ser finalizado em agosto, como previsto, por causa de atrasos na instalação de filtros de estações profissionais de satélite (FSS), o que pode atrasar o 5G nas capitais brasileiras.

Dessa forma, na próxima sexta-feira (12), será decidido que haverá uma nova prorrogação da data limite para a liberação do 5G standalone (SA) em todas as capitais brasileiras.

“Algumas cidades, como Manaus e Belém, devem atrasar. Se além dessas tiver outras duas ou três capitais previstas para terem a limpeza concluída só no final de agosto, por segurança, considero que é melhor pedir logo a prorrogação de mais 60 dias no prazo”, contou ao Tele.Síntese.

Até o momento, cinco capitais já contam com o sinal do 5G SA ativado: Brasília (DF), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS), onde os clientes já podem acessar a nova rede conforme os requisitos de cada operadora (TIM, Vivo e Claro).

Além disso, também na próxima sexta-feira (12), será decidido se haverá a liberação da frequência nas capitais: Salvador (BA), Curitiba (PR) e Goiânia (GO), para que as operadoras possam oferecer comercialmente o 5G SA a partir de 16 de agosto.

Dessa forma, se essas três cidades tiverem a rede ativada, até 16 de agosto, apenas oito das 27 capitais terão o espectro liberado. Por isso, Moisés pediu uma lista do progresso do trabalho nas demais cidades.

“Estou pedindo para a EAF dizer quais capitais não consegue entregar com o espectro limpo ainda em agosto. E então vamos deliberar o tema para enviar ao Conselho Diretor”, acrescenta.

A Siga Antenado também começou o trabalho de instruções dos equipamentos em estações FSS no Rio de Janeiro, mas segundo o presidente do Gaispi, a última informação é que a cidade ainda não tem condições de ter o sinal liberado na próxima semana. “Mas acredito que será liberado ainda em agosto”, disse.

A reunião que acontecerá na sexta deveria acontecer na manhã de hoje (10), mas a Siga Antenado começou os testes de verificação de interferências na tarde desta terça-feira (09). Com isso, Moisés Moreira determinou adiar a reunião para o fim de semana, uma vez que considerou pouco tempo para ter uma análise conclusiva das interferências.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários