25/04/2024

Anatel irá fiscalizar redes 5G das operadoras por meio de aplicativo

Ferramenta chamada EAQ será um mapa com "áreas de sombra”, onde mostrará a qualidade do sinal. App já pode ser baixado pelos usuários,

Por meio do aplicativo, EAQ, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) irá monitorar o desempenho das redes 5G comercializado pelas operadoras, com o intuito de medir a qualidade da tecnologia que está sendo ofertada para as pessoas. A ferramenta, que já pode ser baixada em smartphones pelos usuários, será mapeada nas “áreas de sombra” onde o sinal mostra instabilidade.

Com isso, será possível a agência cobrar maior eficiência das operadoras. Em entrevista concedida ao Valor, o superintendente de obrigações da Anatel, Gustavo Borges, disse que o aplicativo contará com informações que serão úteis tanto para o usuário quanto para a agência.

“O mais interessante do aplicativo é que, ao mesmo tempo em que informa o usuário sobre a velocidade da conexão em determinada região, também remete os dados para a Anatel, que vai definir um selo de qualidade para cada operadora em cada cidade do país”, disse.

Ele explica que essa coleta de dados é prevista na atual fase de implementação do regulamento de qualidade dos serviços, e que também será aplicado para outros serviços, como banda larga fixa e TV por assinatura.

“O aplicativo era da regulamentação anterior, mas não era utilizado na medição oficial da agência. Isso está acontecendo neste segundo semestre, o que coincide com a chegada do 5G no país”, afirmou. “Cada teste da rede 5G vai alimentar a nossa base de dados,gerando um mapa de ‘calor’, indicando qual região está melhor ou pior”.

Borges explica que os técnicos da Anatel estão trabalhando no aperfeiçoamento da ferramenta, que foi desenvolvida pela ABR Telecom, entidade independente responsável pela mudança de operadora pelos clientes mantendo o mesmo número de telefone (portabilidade numérica).

De acordo com a agência, o aplicativo EAD é de fácil manuseio, sem exigir conhecimento técnico, além de oferecer o funcionamento sem consumo da franquia de dados durante os testes da função “zero rating”. Borges afirma que o aplicativo faz registro mesmo sem crédito no celular pré-pago. No entanto, é preciso configurar essa opção após a sua instalação. “Um teste de conexão 5G com outros aplicativos vai consumir 1 gigabyte”, alertou.

A coleta de dados do aplicativo ajudará na atribuição de um selo de qualidade para cada prestadora, assim como também será usado no trabalho de notificação para que haja melhora no desempenho da rede. Ele explica que se esse método não tiver resultado, a Anatel partirá para processo sancionado, com aplicação de multa.

Dependendo da avaliação da qualidade do serviço ofertada pelas operadoras, elas receberão as notas A, B, C, D ou E. Para avaliar esse nível, a Anatel irá considerar a coleta de dados sobre a cobertura, velocidade de conexão e instabilidade do sinal, além do volume de reclamações e avaliação dos consumidores contra as prestadoras, feita por meio das pesquisas de satisfação.

Segundo o portal Valor, nesta terça-feira (23), o aplicativo registrava nota 3,1 na loja de aplicativos Play Store, do Google. Os valores variam de 0 a 5.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários