20/04/2024

Huawei deve liderar 5G no Brasil, em parceria com operadoras

Empresa já começou a realizar testes da conectividade de quinta geração com as quatro principais operadoras do Brasil: Vivo, TIM, Oi e Claro.

Imagem: Flickr

Apesar da relação entre a Huawei e os Estados Unidos continuar com imbróglios, a empresa segue avançada com o desenvolvimento da tecnologia 5G ao redor do mundo, com destaque para o Brasil.

Por aqui, a companhia já começou a testar a conectividade de quinta geração com as quatro maiores operadoras do país: Oi, Claro, Vivo e TIM. A expectativa em torno é que a Huawei se torne a líder no desenvolvimento do 5G no Brasil, que deve ser implantado a partir de 2020.

Para a agência Reuters, a marca destaca que oferece um custo competitivo, que já reutiliza equipamentos de gerações passadas. Entretanto, o diretor também ressalta que o Brasil está atrás de países como Uruguai e México, por exemplo, que já fizeram avanços significativos.

VIU ISSO?
– Oi e Claro pedem que governo não barre a Huawei
– Vivo traz para o Brasil os smartphones P30 Pro e P30 Lite da Huawei
– Huawei apresentará smartphone 5G na próxima semana

O caminhar mais importante para o 5G será no início de 2020, com o leilão de espectro que deve ocorrer para as operadoras. Na proposta, estarão três frequências: 3,5 GHz, com 200 GHz de capacidade, 2,3 GHz com capacidade para 100 GHz e as sobras da faixa de 700 GHz, com 10 GHz.

As tão sonhadas ondas milimétricas (mmWave), faixa dos 26 GHz, ficarão de fora por conta dos estudos da Anatel, que não estarão prontos a tempo. O recurso é visto como um dos melhores para o 5G, de acordo com os últimos testes realizados nos Estados Unidos. O país registrou as velocidades mais altas até então.

Segundo informa a Anatel, 70 mil das 86 antenas de rádio instaladas no Brasil são fabricadas pela Huawei. Na parte técnica, a marca também destaca sua forte presença comercial, pois tem mais de 2.500 patentes sobre o 5G. Sua concorrente, a Nokia, possui apenas 1.500.

Com informações do Tecnoblog.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários