16/04/2024

Claro e Embratel lançam programa que facilita acesso de startups ao Open Gateway

Conexão Claro Open Gateway for startups tem o objetivo de democratizar o uso das APIs já disponíveis no mercado dentro da iniciativa global .

A Claro e a Embratel revelaram hoje, durante o Web Summit Rio 2024, uma nova iniciativa destinada a simplificar o acesso das startups às APIs incluídas no Open Gateway. Este projeto é chamado de Conexão Claro Open Gateway for startups.

Foto: Reprodução – Claro.

Ele oferece, por meio de um processo simplificado de adesão, 1.000 acessos mensais para cada API, durante um período de seis meses. Essa iniciativa visa possibilitar que empresas de menor porte também possam aproveitar as vantagens dessa ferramenta para o desenvolvimento de novos serviços e soluções digitais.

A Claro afirma que promove a transformação digital através da colaboração com o ecossistema de inovação. Por meio do beOn Claro Embratel, um hub de inovação, a empresa busca democratizar o acesso às novas tecnologias e colaborar com startups. A Embratel, sua unidade corporativa, trabalha para desenvolver e impulsionar inovações para o mercado corporativo.

Rodrigo Duclos, Chief Digital & Innovation Officer da Claro, destaca a importância dessa abordagem colaborativa.

“A Claro é uma grande entusiasta da inovação aberta e o Open Gateway, em sua concepção, deriva desse princípio. Ao aproximarmos as startups da iniciativa, oferecendo condições para que possam criar dentro dos mesmos parâmetros que as grandes companhias estão utilizando, abrimos um grande leque de possibilidades para que seus produtos sejam alavancados e ganhem competitividade no mercado mundial”.

A operadora destaca que o Open Gateway é uma estrutura compartilhada por várias operadoras que converte redes de telecomunicações em plataformas abertas e padronizadas para desenvolvedores. Ele utiliza APIs seguras como portões de acesso às funcionalidades das redes móveis das operadoras.

Essa padronização possibilita a criação de aplicativos e serviços compatíveis entre si e com todos os dispositivos, permitindo alcançar clientes de qualquer operadora. Isso garante uma perfeita integração com as redes móveis no Brasil e em todo o mundo.

Carlos Araújo, diretor de Novos Negócios da Claro, destaca que o novo padrão implementado representa uma mudança significativa no papel das empresas de telecomunicações.

“A partir do Open Gateway, as redes das operadoras passam a funcionar como plataformas programáveis, fator fundamental para tornar os desenvolvimentos mais ágeis, mais simples e de maior qualidade, acelerando a transformação digital e contribuindo para a monetização de tecnologias como o 5G. A ampliação do acesso ao programa contribui para o fortalecimento de todo o ecossistema, favorecendo os clientes, a sociedade e a economia”.

No Brasil, o Open Gateway, pioneiro em soluções de integração de serviços, oferece três APIs: SIM SWAP e Number Verification, já em uso comercial, e Device Location, em fase final de desenvolvimento com lançamento previsto para maio.

Além das operadoras móveis e desenvolvedores, diversos setores da economia, incluindo o mercado financeiro, podem se beneficiar da integração de serviços. A participação das startups é crucial para impulsionar o progresso econômico, tecnológico e social, gerando novas oportunidades comerciais.

Raquel Possamai, Diretora-Executiva da Embratel para o Mercado Financeiro, destaca que o Open Gateway promete revolucionar o segmento financeiro, permitindo inovação ágil para grandes instituições e startups.

Essa plataforma facilita o desenvolvimento de produtos e serviços disruptivos, resultando em experiências financeiras mais personalizadas para os clientes, em um ambiente altamente competitivo.

Por fim, a Claro afirma que a segurança oferecida pelo Open Gateway, ao permitir autenticações cruciais para mitigar riscos de fraude, já está sendo reconhecida pelos grandes bancos. Com esse programa, a colaboração para o desenvolvimento de oportunidades e negócios no setor financeiro será ampliada, participando de todas as fases da jornada de inovação da indústria.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários