18/04/2024

TIM atinge 100% de cobertura 4G assumidas no programa Alô, Minas!

Operadora foi contratada para levar sinal da tecnologia para localidades e distritos mineiros que ainda não possuíam conectividade.

Nesta quarta-feira (22), os executivos da TIM Brasil se encontraram com Romeu Zema, governador de Minas Gerais, e os secretários de Estado Luísa Barreto (Planejamento e Gestão) e Marcel Beghini (Geral) na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O tema na reunião foi o alcance de cobertura da operadora no estado.

Junto com a Algar Telecom e a Claro, a TIM ficou responsável pela ativação das primeiras antenas do programa Alô, Minas!, iniciativa lançada em 2020 para promover a inclusão digital a cerca de 300 localidades e distritos mineiros que ainda não tinham acesso à internet móvel.

Durante o encontro, Leonardo Capdeville, vice-presidente de Tecnologia da TIM Brasil, anunciou que a operadora atingiu a marca de 100% das 853 sedes municipais de Minas Gerais com cobertura 4G, considerada uma tarefa de dificuldade singular para a empresa.

“Com a segunda maior população do país e o maior número de municípios, Minas é um desafio à parte, pois é um estado com território quase duas vezes o tamanho da Itália, por exemplo, e com relevo bastante atípico”.

Com isso, a TIM é a única operadora a ter 100% de sinal 4G no Estado e entrega aos mineiros acesso mais amplo a tecnologia e com mais qualidade, apoiando a inclusão digital de mais pessoas.

Entre as apresentações, a operadora também mostrou projeções que indicam uma aceleração frente ao prazo inicialmente previsto para a implantação do serviço nas 38 localidades e distritos mineiros que compõem o seu primeiro lote e beneficiaria mais de 5 mil pessoas.

“Nós damos boas-vindas à antecipação desses prazos, que significam desenvolvimento, com desdobramentos em diversas áreas aprimoradas com essa integração”, pontuou Romeu Zema, diante da projeção de conclusão da etapa.

A secretária Luísa Barreto também falou sobre o trabalho com as empresas para garantir a integração com localidades pequenas por todo o estado. “Minas Gerais tem trabalhado para conseguirmos de fato expandir a conectividade, o que significa um ganho econômico para o estado diretamente em termos de arrecadação de impostos, mas mais do que tudo porque a atividade econômica é fomentada e ampliada, e totalizaremos 155 localidades até fevereiro de 2024

5G

Além da cobertura 4G, a TIM também disponibiliza sinal 5G (modalidade DSS, que se suporta nas frequências do 4G) em Minas Gerais. Atualmente, oferece cobertura em Belo Horizonte e outras 14 cidades brasileiras. Por outro, a operadora afirma que está pronta para ativar o sinal da rede 5G standalone, assim que a Anatel liberar o uso da faixa de 3,5 GHz.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários