26/03/2024

AT&T usa drones para expandir cobertura 5G em áreas remotas nos EUA

Segundo a empresa, esta é a primeira vez que drones disponibilizam sinal 5G, embora já seja possível conectá-los à rede 4G.

A AT&T, empresa norte-americana de telecomunicações, iniciou um experimento para expandir a cobertura de serviços 5G durante situações emergenciais em regiões remotas e durante desastres naturais. A empresa começou a testar o uso de drones para disponibilizar sinais da quinta geração de internet móvel, que deram nome de “Flying COW”.

O Flying COW, do inglês Cell on Wings, ou “célula nas asas”, faz uma brincadeira bem humorada com o termo em inglês para “vaca voando”, algo que acontece com os animais quando são arrastados após a passagem de um furacão.

Os testes foram realizados em Missouri, nos Estados Unidos. Segundo a AT&T, esta é a primeira vez que drones disponibilizam sinal 5G, mesmo que já seja possível conectá-los à rede 4G.

Ethan Hunt, gerente principal do programa de aeronaves não tripuladas da corporação, afirma que

“Tínhamos um sinal LTE fraco e intermitente no local do voo antes de lançarmos o 5G Flying COW. Voamos com o drone até cerca de 91 metros, ligamos o sinal e ele começou a transmitir uma forte cobertura 5G para aproximadamente 25 km²”.

Por meio de comunicado, a empresa norte-americana, com o iniciante, os clientes que possuem smartphone 5G poderão passar a nenhum serviço para conexões sem fio super-rápidas em segundos. No futuro, isso pode ajudar os socorristas em uma missão de busca e resgate.

Embora não seja uma novidade o uso de drones nessas situações, pois anteriormente, a AT&T já usou as “células voadoras” no padrão LTE para cobertura de grandes eventos e no suporte de desastre antenas, é uma novidade no novo padrão de conectividade.

No futuro, o uso de drones que transmitem sinal 5G poderá beneficiar o atendimento em áreas isoladas e/ou distantes de grandes antenas de telefonia móvel. Dessa forma, a principal vantagem do experimento seria oferecer uma conexão de alta velocidade em situações de perigos constantes.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários