20/05/2022

QMC Telecom realiza teste de 5G indoor no Bossa Nova Mall, no Rio de janeiro

Shopping foi escolhido por receber mais de 5 milhões de pessoas anualmente, além de já contar com soluções da empresa desde 2016.

Com a chegada do 5G no Brasil, um dos grandes desafios será disponibilizar a rede em ambientes fechados (indoor) com alto tráfego de pessoas, como universidade, aeroportos, shopping e hospitais. A empresa de infraestrutura neutra de telecomunicações QMC Telecom, iniciou no Brasil os primeiros teste 5G indoor, no shopping Bossa Nova Mall, no Rio de Janeiro.

Utilizando o 5G New Rádio na banda de frequência 3,5 Giga-Hert, o experimento está sendo realizado através do Sistema de Antenas Distribuídas (DAS – Distributed Antenna System) Ativo Digital, uma solução que se conecta a rede de operadoras e oferece cobertura móvel por meio de pontos de irradiação conectados através de cabos de fibra óptica.

De acordo com Carlos Inglez, Sênior Solutions Sales Manager da QMC Telecom, foram escolhidos pontos estratégicos dos shoppings para o teste.

“Neste projeto foram escolhidos pontos estratégicos para a realização dos testes: a praça da alimentação, o ponto de espera de aplicativo de transporte e o lobby do hotel que é interligado ao shopping. Nosso objetivo é mostrar a eficiência do atendimento 5G em ambientes indoors com soluções dedicadas e o quanto a tecnologia vai transformar a relação entre negócios e vida das pessoas”.

De acordo com a QMC Telecom, o Bossa Nova Mall foi escolhido pode ser um local que recebe mais de 5 milhões de pessoas anualmente, por causa da proximidade com o Aeroporto Santos Dumont, além de já contar com soluções da QMC instaladas desde 2016.

“Somos o primeiro shopping center integrado a um aeroporto no Brasil e conectar pessoas faz parte do nosso dia a dia. Seremos os responsáveis por apresentar essa nova tecnologia para o público e garantir que todos embarquem nessa conexão” diz Hudson Almeida, coordenador de Marketing do Bossa Nova Mall.

Nos primeiros testes, foram alcançando pico de throughputs de 1,4 Gbps por meio do sistema MIMO de ordem mais alta e melhor desempenho, uma tecnologia sem fio que aumenta a capacidade de dados transmitidos e recebidos por radiofrequência.

Murilo Almeida, presidente da QMC Telecom no Brasil, ressalta que “O 5G será fundamental para transformar diversas áreas de negócios e a QMC está muito bem-preparada para este momento. Temos produtos desenhados especificamente para atender as demandas de densificação de rede que virão com o 5G“, ressalta Murilo Almeida, presidente da QMC Telecom no Brasil.

Cleane Lima
Cleane Lima
Jornalista, Comunicóloga, Repórter e Redatora há mais de 3 anos, com experiência na produção e revisão de conteúdo para internet. Adora escrever sobre qualquer assunto. "Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia". Alvo Dumbledore.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários